Paralelo 29

Movimento intenso de máquinas começa a dar ritmo à reforma da Saldanha Marinho

Foto: José Mauro Batista, Paralelo 29

Primeira fase, que está em andamento, é preparação do subsolo com a vistoria das galerias de esgoto. Prefeitura quer evitar problemas que atrasem obra

O movimento de caminhões, retroescavadeira e operários é intenso na esquina das ruas Ângelo Uglione e Roque Calage, no Centro de Santa Maria, primeiro trecho de intervenção da obra de revitalização da Praça Saldanha Marinho. A primeira fase é a preparação do subsolo onde estão as galerias de esgoto.

A Prefeitura de Santa Maria não quer ser surpreendida por problemas na obra da Saldanha Marinho como os que ocorreram na reforma do Calçadão Isaia e que atrasaram o projeto.

Na segunda-feira (6), o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) se reuniu com secretários, funcionários e representantes da Corsan e da Construtora Jobim para discutir o andamento da reforma da praça.

Os participantes da reunião decidiram que a obra propriamente dita só começará depois da preparação do subsolo, com a vistoria das galerias de esgoto. Esse trabalhou começou em janeiro e teve de ser paralisado em função da rede elétrica do local.

“Vamos fazer um planejamento bem elaborado”, diz vice-prefeito

A Prefeitura e a RGE conseguiram isolar a rede elétrica e as obras puderam ser retomadas. Além de Pozzobom, participaram da reunião o vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil); a secretária de Cultura, Rose Carneiro; o secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio Gomes; a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, e o superintendente de operações da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jairo Rodrigues.

“Vamos fazer um planejamento bem elaborado junto com nossas secretarias e com a Construtora Jobim para que não sejamos pegos de surpresa e a obra ocorra da forma mais tranquila e célere possível”, adianta o vice-prefeito, que ficará responsável por esse projeto.

Por enquanto, o canteiro de obras consiste em um tapume que está isolando a área próximo dos banheiros públicos. Como os sanitários estão interditados por conta da obra, foram instalados banheiros químicos para uso da população na parte que fica em frente ao Shopping Independência.

Banheiros químicos e tapume dão visual provisório à Praça Saldanha Marinho, que está em reforma/Foto: José Mauro Batista, Paralelo 29

Empresa carioca fez os estudos do projeto

A revitalização da Praça Saldanha Marinho é considerada uma das principais obras da atual administração, juntamente com a reforma do Calçadão. Para isso, os estudos para elaboração do projeto da nova Saldanha Marinho têm a assinatura do Burle Marx Escritório de Paisagismo, do Rio de Janeiro.

Orçada em R$ 1,26 milhão, a revitalização será bancada pela Construtora Jobim como contrapartida por conta do desmembramento do terreno do Colégio Metodista Centenário, em outra região do Centro, onde a empresa está construindo um prédio.

(Com informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn