FABIO S. VASCONCELOS – DESENVOLVEDOR E TREINADOR EM SOFT SKILLS E LIDERANÇA
Foi de um conto persa, que conta a história de três príncipes de Serendip (hoje atual Sirilanca), que surgiu o termo SERENDIPIDADE. Ele narra as aventuras de três príncipes, dotados de um estranho dom de analisar e descobrir soluções por sagacidade e pelo ACASO.
Talvez a melhor tradução do termo seja ’’GOLPE DE SORTE”, e indica que na maioria das vezes buscamos soluções para alguns desafios ou problemas, eles são encontrados no ordinário da vida.
Diferente do que muitos acreditam, não é no EXTRAORDINÁRIO que se encontram descobertas importantes para o que se espera… Contudo, serendipidade não se trata apenas de uma casualidade, e sim a soma do acaso com o conhecimento adquirido na vida.
Por exemplo, um profissional pode ter uma formação em arquitetura e ser estrategista, entender de psicologia, processos, pessoas e de marketing, desejando empreender em uma STARTUP.
Esse profissional MULTIDISCIPLINAR, com todo seu conhecimento adquirido, pode ter aquela ideia genial, aparentemente trazida pelo “acaso”, e graças à sua bagagem de conhecimento.
As descobertas dos raios X por Wilhelm Röntgen e da penicilina por Alexander Fleming, da prensa tipográfica por Johannes Gutenberg, o fonógrafo por Thomas Edison não teriam sido inventados por meio do processo exclusivamente racional…
ESTÍMULOS externos aleatórios induzem a associações de ideias como sementes levadas pelo vento, que necessitam do solo fértil da mente aberta, preparada para GERMINAR e brotar como uma ideia significativa…
Calma! Manter a abertura e o relaxamento é fundamental nessa busca pela resposta… Conceda a você mesmo momentos de DESBLOQUEIO.
Faça exercícios físicos, envolva-se em atividades fora da sua atividade profissional ou saboreie sobre algo diferente, toque um instrumento novo, por mais trivial que essas coisas sejam… Lembre-se: Einstein tocava violino…
Erros e Acertos são uma fonte inesgotável de conhecimento e resultam em aprendizados que nos levam os “frutos geniais do acaso”: A SERENDIPIDADE.