Paralelo 29

Leite participa da Abertura Oficial da Colheita da Oliva em Encruzilhada do Sul

Foto: Maurício Tonetto, Palácio Piratini

Na cerimônia, governador destacou o potencial econômico da olivicultura

Em Encruzilhada do Sul, o governador Eduardo Leite (PSDB) participou, nesta quinta-feira (9), da 11ª Abertura da Colheita da Oliva. O evento de abertura ocorre de forma revezada em propriedades e regiões que cultivam o produto.

Leite participou dos primeiros momentos da colheita no olival
Leite participou dos primeiros momentos da colheita no olival – Foto: Maurício Tonetto/Palácio Piratini

Ao lado do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes, Leite acompanhou os primeiros momentos da colheita no olival da Fazenda Biome Pampa.

A plantação tem cinco anos e meio e já está na sua segunda safra.

Durante a cerimônia de abertura, o governador destacou o potencial econômico da olivicultura para além do aspecto produtivo.

“Além de tudo que o cultivo da oliva significa como produção agrícola, do impacto econômico e da geração de emprego que isso traz para o nosso Estado, temos ainda um aspecto adicional proporcionado pelas paisagens, pelo cenário das plantações. Isso ativa o potencial turístico das regiões produtoras de azeite de oliva”, disse Leite.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de azeite de oliva do Brasil, concentrando 80% da produção nacional. São mais de 6 mil hectares de área plantada. A maior parte dos olivais está na Metade Sul do Estado, onde as condições climáticas e do solo favorecem o cultivo.

Já a indústria do azeite de oliva gaúcho conta com 17 fábricas e mais de 70 rótulos, muitos deles premiados internacionalmente.

Fazenda da Biome Pampa recebeu evento de abertura da colheita, que reveza propriedade anfitriã anualmente
Fazenda da Biome Pampa recebeu evento de abertura da colheita, que reveza propriedade anfitriã anualmente – Foto: Mauricio Tonetto/Palácio Piratini

No início eram 25 agricultores e 60 hectares

O secretário Feltes falou sobre a qualidade e a expansão do azeite produzido no Rio Grande do Sul. “A produção no Estado começou com 25 agricultores e 60 hectares. Hoje, com mais de 6 mil hectares, vai se agigantando cada vez mais. Sou um defensor do azeite de oliva gaúcho”, disse.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), a produção de azeite de oliva no Estado bateu recorde em 2022, com a industrialização de 448.580 litros. O volume representa um aumento de 122% em relação a 2021, quando foram produzidos 202 mil litros.

Também participaram da Abertura Oficial da Colheita da Oliva o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, o prefeito de Encruzilhada do Sul, Benedito Paschoal, secretários de Estado e deputados estaduais, entre outras autoridades.

Leite e autoridades em Encruzilhada do Sul, da 11ª Abertura Oficial da Colheita de Oliva
Rio Grande do Sul é o maior produtor de azeite de oliva do Brasil – Foto: Mauricio Tonetto/Palácio Piratini

(Por Thamiris Mondi -Secom – Governo do RS)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn