Paralelo 29

Equipe da Prefeitura trabalha na limpeza da rede de drenagem pluvial em vias do Bairro Urlândia

Foto: João Vilnei, SEC, PMSM

Ação segue cronograma da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos para desobstruir locais e possibilitar mais vazão da água da chuva

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, reforçou, nesta quarta-feira (15), o trabalho de limpeza e manutenção da rede de drenagem pluvial em função da chuva do último dia.

Uma equipe realiza o serviço nas ruas Vitório Lorenzi e Dom Atalício Pithan, no Bairro Lorenzi. A ação, que ocorre diariamente, segue cronograma da Secretaria em todo o Município para desobstruir locais com resíduos como descarte irregular de lixo e, assim, possibilitar mais vazão de águas da chuva.

O transbordamento de bueiros, em função do acúmulo de lixo, é um dos problemas constantes em épocas com grande volume de chuva.

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 24 horas choveu em Santa Maria entre 41,2 milímetros (Arroio Cadena – BIG) a 54,0 milímetros (Camobi).

Em virtude da chuva desta terça-feira (14), a Defesa Civil do Município recebeu informações de moradores sobre alguns pontos de alagamentos em Santa Maria nos bairros Alto da Boa Vista, Nova Santa Marta, Km 3, Lorenzi, Noal, Urlândia e Duque de Caxias.

Nos locais, a água invadiu a via e até pátios de residências, uma vez que não consegue escoar normalmente por causa dos resíduos. 

Reunião avalia situação da estiagem 

Ainda na manhã desta quarta-feira ocorreu uma reunião no Centro Administrativo com o Grupo de Trabalho da Estiagem para avaliar a situação no Município.

O superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos, explicou que o índice pluviométrico ajudou a amenizar o calor, mas ainda não foi suficiente para formar reserva de água em reservatórios e microaçudes. Por isso, a entrega de água ocorre semanalmente.

De acordo com o meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Daniel Caetano Santos, as chuvas irregulares devem seguir nos próximos meses. Ele adiantou que há um prognóstico de que o fenômeno La Niña está perdendo força, podendo entrar na neutralidade ao longo do período.

Entre algumas questões discutidas na reunião, foram abordados: a necessidade da locação de um caminhão-pipa para entrega de água destinada à dessedentação animal; Município solicitou cestas básicas e aguarda a resposta do Ministério de Desenvolvimento Regional; continuidade da abertura de microaçudes; e tratativas sobre pagamento do auxílio inclusivo aos produtores atingidos pela estiagem. 

A reunião teve a participação do prefeito, Jorge Pozzobom, do chefe de Gabinete, Alexandre Lima, secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, superintendente de operações, Jairo Silveira Rodrigues, secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, superintendente de Assistência Técnica, Antoniangel Zanini, e o administrativo da Assistência Técnica, Rudimar Portalupi.

Também estiverem presentes a chefe do Escritório Municipal da Emater, Isadora Martins Marques da Rocha, o coordenador de operações da Corsan, Matheus Augusto Gonçalves Nunes, e a engenheira civil da Unidade de Saneamento Especial (USE-SM)/Corsan, Taiane Menezes Conterato.

(Por Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn