FABIO S. VASCONCELOS – DESENVOLVEDOR E TREINADOR EM SOFT SKILLS E LIDERANÇA
Os seres humanos são os animais mais OPORTUNISTAS da natureza. Essa capacidade oportunista da mente humana é a fonte e a base de sua criatividade e inovação.
As mentes mais primitivas não partiram de uma ideia GENIAL na criação de ferramentas para rapinar e caçar. Em vez disso, oportunamente se depararam com uma pedra afiada e alongada, e viram uma possibilidade de criar uma solução.
Por que isso acontece? O mundo animal pode ser dividido entre animais especialistas e generalistas. Os ESPECIALISTAS, como os ursos, gaviões ou águias, têm uma habilidade dominante, da qual dependem para a SOBREVIVÊNCIA.
Os fatores bióticos atuam especificamente em seus nichos ecológicos: suas presas, seus predadores, os lugares em que se refugiam e onde procriam.
Os GENERALISTAS, por outro lado, não têm uma especialidade em particular. Dependem, ao contrário, da capacidade de aproveitar qualquer oportunidade.
Daí se sobressai um animal onívoro chamado HOMO SAPIENS. A maioria dos animais onívoros são “oportunistas”, isto é, optam pelos alimentos que encontram com mais facilidade…
Quando tratamos desse mesmo ANIMAL “oportunista” em desafios criativos, é comum encontrarmos aqueles que partem em busca de métodos ADAPTATIVOS para atingir os seus objetivos sem se preocuparem com a experiência.
Contudo, foi a experiência que fabricou a melhor lança, foi a experiência que indicou o melhor caminho, foi a experiência que identificou o melhor momento de abater a caça.
Talvez por isso, um dos AFORISMOS mais adequados sobre sucesso seja: “O sucesso é quando a oportunidade encontra preparação”.
Com toda essa percepção da oportunidade, o “Sapiens” resolve a primeira parte da questão, mas sem dúvida alguma a OPORTUNIDADE só será aproveitada se o mesmo estiver preparado para ela…
Estar preparado não é algo natural, instintivo… Exige DEDICAÇÃO, desejo de realizar e se desenvolver, além de uma necessária persistência e disciplina.
Muitas vezes, ao olharmos para pessoas de SUCESSO, não fazemos ideia do ônus que pagaram para hoje desfrutar da sua caça, do seu BÔNUS. Ei, oportunista! PREPARE-SE!