Equipe trabalha na drenagem superficial e nas caixas. Após, haverá reforço do pavimento e preparação da base e da concretagem
Com mais de 60% dos serviços executados, a obra de revitalização do Calçadão Salvador Isaia está em andamento no último quadrante em direção à Rua Floriano Peixoto.
A Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, acompanha cada etapa da obra. No local, já ocorreu a remoção do piso. Uma equipe trabalha na drenagem superficial e nas caixas.
Após, haverá reforço do pavimento, a preparação da base e a concretagem no centro e nos bordos, próximo aos estabelecimentos comerciais, como já ocorreu nos quadrantes anteriores.
De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Michel Kesseler, a obra está avançada em 10% comparada ao prazo estimado, estando a obra 63% executada.
A perspectiva de entrega é no início do mês de junho. Após, segue a manutenção durante dois anos do paisagismo executado nos canteiros centrais. Com relação ao piso do Calçadão, o processo de lixamento do piso para aumentar a porosidade e ainda não está totalmente pronto.
“O projeto arquitetônico determinava que o piso fosse de concreto moldado ‘in loco’ polido. A obra segue conforme projeto arquitetônico e com a garantia que o piso tivesse a durabilidade e a vida útil estendida. No projeto arquitetônico, existe uma paginação do piso com dois tons de cinza. Após a escolha e a determinação técnica de como se atenderia essa paginação, estão sendo executadas etapas para o acabamento final do piso. O lixamento do piso é apenas a primeira etapa e está sendo feito por recomendação técnica do fabricante para abertura dos poros, possibilitando a pintura final da paginação. Ainda existem etapas intermediárias que serão executadas como a aplicação do selador com microesferas e a limpeza do piso com ácido”, contextualiza Kesseler.
Para orientar as pessoas que circulam pelo Calçadão, os tapumes foram deslocados. Após a concretagem do último quadrante do piso, a obra entrará na fase de acabamento final. Isso contempla as estruturas dos canteiros centrais, pintura do piso, paisagístico central nos canteiros, instalação dos postes de iluminação, lixeiras e os decks centrais em madeira plástica.
A OBRA
A Construtora Continental, que é de Porto Alegre e tem sede em Santa Maria, é a empresa responsável pela parte do reforço estrutural do pavimento, do piso de concreto, da execução de uma tubulação pluvial, construção de floreiras, etc.
Ao final, será feita a colocação de bancos, das ilhas e do paisagismo. Os serviços iniciaram em junho de 2022 e, conforme a licitação, a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em um ano, com mais dois anos de manutenção do espaço. O investimento do Município é de R$ 3.665.668,49.
(Por Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Santa Maria)