Paralelo 29

Lula visita litoral paulista onde chuvas deixaram pelo menos 36 mortos

Foto: Prefeitura de São Sebastião/Twitter

Entre as vítimas fatais está uma criança de 7 anos, que morreu em deslizamento de terra no município de Ubatuba

A chuvarada que atinge o litoral de São Paulo já deixou pelo menos 36 mortos e deixou 2,4 mil desabrigados desde sábado (18) em um verdadeiro rastro de destruição e morte. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou a folga de Carnaval na Bahia e voou para visitar as áreas atingidas.

Neta segunda-feira (20), o presidente sobrevoou os locais atingidos pelas fortes chuvas e desabamentos, especialmente em São Sebastião, o município mais afetado até agora.

Entre as vítimas fatais confirmadas até agora, está a de Fabiana de Freitas Sá, 40 anos, coordenadora do Programa Criança Feliz, projeto do governo federal. Em Ubatuba, uma menina de 7 anos morreu em decorrência de um deslizamento de terra que atingiu a casa onde ela estava.

Estradas foram interditadas depois das fortes chuvas no litoral paulista/Foto: Divulgação, Governo de São Paulo

Lula desceu em São Sebastião

Lula desceu em São Sebastião, onde o volume de chuvas superou 600 milímetros em menos de oito horas. Em mensagem divulgada ontem, domingo (18), à noite, Lula anunciou que reuniria todos os níveis de governo para tender feridos, buscar desaparecidos, e restabelecer as rodovias, ligações de energia elétrica e telecomunicações na região conhecida como Baixada Santista.

Lula lamentou as mortes e manifestou solidariedade às famílias. O presidente também se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), e com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), para discutir a situação e anunciar recursos de socorro.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, três das quatro cidades do litoral norte de São Paulo tiveram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, o volume nas últimas 24 horas foi o dobro da média esperada para o mês.

As chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia na região.

Equipes da Defesa Civil não param para prestar socorro às vítimas das fortes chuvas no litoral paulista/Foto: Prefeitura de Ubatuba

Defesa Civil Nacional reconhece calamidade em seis municípios

A Defesa Civil Nacional reconheceu, de forma sumária, estado de calamidade pública nos seis municípios paulistas mais atingidos pelas chuvas do fim de semana.

Segundo informações do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, os municípios nessa situação são: São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba.

Com a decisão, é possível agilizar medidas de assistência à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução da infraestrutura pública danificada.

Uma equipe da Defesa Civil Nacional está na região desde domingo para elaborar planos de trabalho a fim de que possam ser solicitados recursos federais.

A ideia é, num primeiro momento, liberar verbas para cestas básicas, kits de limpeza de residências, de higiene pessoal e de dormitório, colchões, redes, refeições para as equipes de trabalho, água mineral, combustível e aluguel de caminhão-pipa e de outros veículos.

(Com informações da Agência Brasil)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn