CUCA VICEDO – PUBLICITÁRIA E COMENTARISTA DE CINEMA
Desastres naturais, mudanças climáticas, invasões alienígenas, a ganância e prepotência humana, o apocalípse, Nostradamus e muito mais.
Todos esses temas já foram abordados por roteiristas para justificar e fazer o presságio do fim dos tempos e, como o ser humano tem o grande prazer pela sordidez, renderam algumas bilheterias para a indústria do cinema e, agora, audiência para os streamings.
Em NÃO OLHE PRA CIMA (2021), um gigante meteoro vem em direção à Terra e, apesar dos avisos da equipe de cientistas, nosso mundo bitolado em bobagens de redes sociais e falta de consciência, além de governantes e empresários corruptos, incompetentes e fúteis (nossa clara realidade), causam a destruição do planeta.
Um elenco grandioso que alerta a inércia e futilidade que os veículos de comunicação se tornaram, a alienação de uma geração frustrada, irresponsável e sem preocupação com o certo, sem moral ou consciência. Nosso literal fim de mundo. Está na programação da Netflix.
Também na Netflix em outro filme interessante – BIRD BOX (2018) -, uma força invisível força seres humanos a se matarem e a humanidade entra em colapso. O único sinal de esperança vem dos pássaros que pressentem a presença sinistra, um alerta aos cuidados com a natureza que a raça (des) humana está destruindo, como a si mesmo. Uma ótima opção de filme.
“A vida como nós conhecemos vai acabar” é frase constante quando as forças climáticas invadem e destroem tudo, com o Ártico derretendo, a força do mar invadindo as praias, filmes como O DIA DEPOIS DE AMANHÃ (2004), 2012 (de 2009), 2012 – O ANO DA PROFECIA (2012) e TEMPESTADE:PLANETA EM FÚRIA(2017) poderiam abordar o tema com seriedade.
Mas caem naquelas historiazinhas medíocres das vidinhas dos norte-americanos salvos e sem graça, perdendo qualquer credibilidade. Mas pra quem gosta de ver o mundo sendo destruído, fica a dica.
Também temos as infindáveis histórias de Zumbis que não acabam mais, e neste quesito o destaque fica para duas séries: THE WALKING DEAD (que começou em 2010), e agora o super sucesso, THE LAST OF US (2023), a segunda bem mais interessante, pois mostra como sofrem os humanos num mundo destruído e tentando se ajudar e recuperar seus sentimentos, no caso de pai e filha.
E não apenas seres caminhando sem rumo, sem cérebro e sem comum interesse na vida, idiotizados (afinal isso já somos mesmo!!). A lista é infindável , mas fica o destaque também para a impressionante história de CONTÁGIO (2011), que mostra com uma antecedência incrível, tudo o que aconteceu durante a pandemia do coronavírus.
E fica a lição: o mundo vai acabar e as pessoas não vão mudar, vão continuar sendo egoístas, hipócritas, falsas, gananciosas, corruptas. A humanidade já acabou, poucos se deram conta disso.
Destruir o planeta já estão conseguindo. Fugir pra outro planeta? Não vai adiantar, também vão destruir. O problema são as pessoas, elas que acabam com sonhos, com a fé, esperanças e a vida. Todas as vidas.
O fim do mundo está acontecendo! E essa mensagem é de um filme de 1951 em que um alienígena vem pra terra para alertas os humanos, e, os humanos tentam destruir ele.
O filme O DIA EM QUE A TERRA PAROU, refilmado em 2008, com muitos efeitos especiais, mas sem a mesma originalidade, que também já chegou ao fim. THE END!