Paralelo 29

Santa Maria ganha Centro de Apoio e Direitos para atender a pessoas com HIV

Foto: Ariéli Ziegler, SEC, PMSM

Local funcionará em parceria com o Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV

Santa Maria agora conta com mais um local de apoio e atenção para pessoas com HIV. Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (29) o Centro de Apoio e Direitos para Pessoas que Vivem com HIV.

O espaço fica na Rua 13 de Maio, 35, na Vila Belga, no Bairro Centro. O Centro é fruto de uma iniciativa do Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV, que encontrou apoio para a implementação do espaço na Secretaria de Saúde.

Após reuniões, o Fórum conseguiu apoio com a cedência do local, manutenção da estrutura (Internet, telefone, água, luz) e suporte de profissionais de assistência social e nutrição do SAE/CTA Casa Treze de Maio. Além da Secretaria de Saúde, também conta com o apoio do Legislativo por meio da destinação de emendas parlamentares que somam R$ 145 mil, valor destinado pelos vereadores Werner Rampel (PCdoB), Manoel Badke, Maneco (União Brasil), Rudys Rodrigues (MDB) e Marina Callegaro (PT).

Durante a inauguração, o secretário Guilherme Ribas agradeceu o empenho das equipes envolvidas e destacou o trabalho em conjunto das instituições apoiadoras.

“Tenho certeza que esse local vai ser especial para muitas pessoas. Essa parceria com o Fórum é importante, assim como o trabalho em rede junto à nossa Política de HIV/aids/ISTs. Vamos em busca de novos investimentos para manter esse serviço e qualificar cada vez mais. Hoje celebramos essa conquista com a intenção de dar mais passos para a frente”, afirmou.

Andréia Silva explica que o Centro de Apoio tem como principal objetivo articular ações com a rede para a garantia de direitos, possibilitando acesso das pessoas que vivem com HIV aos atendimentos nutricional e sociojurídico, informações, acesso a qualificação profissional e geração de renda.

São duas salas para oficinas, uma sala para atendimento social e nutricional, uma sala do administrativo, um salão de atividades e um pátio para os grupos e rodas de conversas. Neste primeiro momento, o Centro tem capacidade de atender até cinco pessoas por turno.

Márcia de Lima acrescenta que o Centro de Apoio e Direitos para Pessoas que vivem com HIV de Santa Maria é um serviço que visa complementar, qualificar e ampliar a resposta dos serviços de saúde ao HIV, Aids e outras ISTs. 

“O Centro vem para ser um instrumento articulador junto à Rede de Saúde. Os pacientes já têm um atendimento médico na Casa 13 de Maio.

Ainda vemos e sabemos de pacientes que têm dificuldade da adesão ou continuidade do tratamento em razão de má alimentação e falta de acesso ao mercado de trabalho. Esse local é mais um espaço para que essas pessoas sejam acolhidas com dignidade e respeito que mercem”, complementa.

Casa 13 de Maio permanece fazendo o atendimento especializado em saúde para os pacientes, no mesmo endereço, na Rua Riachuelo, 364.  

Oficinas e grupos

No Centro de Apoio, serão oferecidas turmas para oficinas de costura, sabão e panifício para geração de renda. Também será ofertada avaliação social para acesso aos benefícios, direitos e suporte nutricional, grupos de convivência semanais, rodas de conversas com pessoas que vivem com HIV, como o Ciclo de Conversas Positivas, que reúne uma média de 15 pessoas. 

Para mais informações sobre o ciclo de conversas, na página do Fórum @forumhivsm no Instagram ou pelo fone/whats (55) 9 9709-1122. As turmas para oficinas serão divulgadas nas próximas semanas.

Quem pode ser atendido

Os usuários são acolhidos por demanda espontânea ou encaminhados pela rede SUS/SUAS, instituições, grupos, coletivos (mediante contato prévio). P

oderão acessar os serviços do Centro, pessoas que vivem com HIV, populações-chave na prevenção do HIV e outras ISTs, conforme Protocolos do Ministério da Saúde (profissionais do sexo, pessoas em situação de rua, entre outros) com maior prevalência para risco de exposição ao HIV.

(Com informações de Rodrigo Ricordi – Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn