Movimento estudantil pressiona reitor Luciano Schuch a voltar atrás na pauta que pretende reinstituir o vestibular e o processo seriado como formas de ingresso
Universitários liderados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Maria ocuparam a Reitoria na tarde desta segunda-feira (3) para pressionar o reitor Luciano Schuch a recebê-los para discutir a questão da volta do vestibular e do processo seriado. A Brigada Militar (BM) e a Polícia Federal (PF) foram acionadas e estão no local.
Os estudantes chegaram à Reitoria e tentaram uma reunião com o reitor, mas diante da negativa, eles decidiram ocupar as dependências da Reitoria. Em um determinado momento, o reitor chegou a conversar com os universitários no corredor.
Policiais acompanham desdobramentos
Neste momento, representantes do DCE e da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) estão reunidos em uma sala com o Schuc e a vice-reitora, Martha Adaime, para negociar uma saída par ao impasse. A BM e a PF acompanham os desdobramentos no Campus.
Os estudantes são contrários à volta do vestibular e do processo seriado. A reunião para decidir sobre o tema está marcada para esta quarta-feira (5), a partir das 8h30min.
Às 15h27min, a Reitoria publicou uma nota no site da UFSM informando que não se pronunciaria sobre a pauta da volta do vestibular. Confira a nota
NOTA DA REITORIA DA UFSM
“A gestão da UFSM informa que não se pronunciará a respeito da política de ingresso na Universidade Federal de Santa Maria, no ato que o Diretório Central dos e das Estudantes está chamando de Audiência Pública. A discussão ocorreu na última quinta-feira, durante a Reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSM, em que os representantes de todas as categorias da instituição estiveram presentes e puderam opinar sobre a pauta em questão.
A reunião foi suspensa devido à invasão de um grupo que protestava contra a minuta de resolução e será reiniciada de onde parou nesta quarta-feira, 8h30, no mesmo local e com a presença dos Conselheiros.
A gestão reitera que está sempre aberta ao diálogo, mas que as agendas devem ser marcadas com antecedência e seguir o fluxo, que se refere ao envio de e-mail para gabinetereitor@ufsm.br solicitando agenda e informando a pauta e os participantes.
Por fim, aguardar confirmação por parte da secretaria do Gabinete do Reitor e da Vice-reitora. Do contrário, a agenda não estará confirmada e a presença dos gestores fica inviabilizada. Gabinete do Reitor e da Vice-reitora da UFSM“
(Com informações da Sedufsm e da Reitoria da UFSM)