Paralelo 29

VÍDEO: Vereador sai em defesa do reitor da UFSM e chama protesto estudantil de bandalheira

Foto: Bruna Homrich, Sedufsm, Divulgação

O vereador Tubias Calil (MDB) postou vídeo nas redes sociais na noite desta segunda-feira (3) em defesa do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, que teve que sair escoltado do Campus após protesto dos estudantes contrários à volta do vestibular na instituição.

No vídeo, Tubias defende a proposta de retorno do vestibular e critica o protesto da tarde desta segunda-feira, que resultou na invasão da Reitoria da UFSM por manifestantes liderados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Um grupo de estudantes foi até a Reitoria para uma reunião com o reitor Luciano Schuch, mas ele alegou que não havia nenhuma agenda marcada. Inconformados, os estudantes invadiram e ocuparam a Reitoria. A direção da UFSM acionou a Brigada Militar e a Polícia Federal.

Em nota publicada à noite no site da UFSM, a Reitoria diz que os estudantes impediram a saída das pessoas que estavam na sala.

Depois de uma reunião com representantes do DCE e da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), ficou marcada uma reunião para esta terça-feira (3) com dirigentes de entidades ligadas aos três segmentos da UFSM.

Schuch deixou o campus da UFSM escoltado por policiais militares, policiais federais e seguranças da instituição. Na saída, manifestantes gritavam “covarde!, covarde!”.

A reunião para decidir sobre a volta do vestibular e do processo seriado está marcada para as 8h30min desta quarta-feira (5). Na quinta-feira passada (30), a votação foi suspensa depois que a sala de reuniões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) foi tomada por manifestantes que defendem a permanência da atual forma de ingresso na UFSM, que é o Enem/Sisu.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn