Policiais socorreram criança
Dois policiais militares de Santa Maria salvaram uma menina de um mês, que se engasgou possivelmente com leite materno. O fato ocorreu no final da manhã desta quarta-feira (12), no Bairro Camobi, zona Leste da cidade.
O 1º tenente Leonardo e o soldado Alexandre estavam chegando no posto da Brigada Militar, que fica na Rua Erly de Almeida Lima, quando a mãe da criança, Pietra Fontoura de Oliveira, chegou com a bebê Maria Clara Fontoura de Oliveira, de apenas um mês.
Desesperada, a mãe pediu socorro porque a bebê havia se afogado enquanto era amamentada. Os policiais realizaram a “manobra de Heimlich”, uma técnica de salvamento.
Leonardo pegou a criança e realizou o procedimento em que o bebê é apoiado sobre o braço com a cabeça mais abaixo que o restante do corpo. Em seguida, o socorrista dá cerca de cinco palmadas entre os ombros da criança, de costas.
Assim que a técnica foi aplicada, a recém-nascida recuperou os sinais vitais. Após o atendimento, a guarnição acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a realização de exames auxiliares na criança.
Segundo os socorristas do Samu, a manobra realizada pelos brigadianos e o rápido socorro prestado pelos policiais foram fundamentais para salvar a vida da pequena Maria Clara.
(Com informações do Setor de Comunicação Social do 1º RPMon)