Paralelo 29

Espetáculo Triângulo Cultural será apresentado em três cidades da região

Quilombolas de São Sepé - Aybgas das Ruas e das Águas/Foto: Dartanhan Baldez Figueiredo

Triângulo Cultural Delas: Das Pretas, das Minas e das Monas terá uma série de apresentações nesta sexta-feira

Reunindo artistas de Santa Maria, Santiago e São Sepé, o espetáculo Triângulo Cultural Delas: das pretas, das minas e das monas”, com produção de Isadora Bispo da Pondá Assessoria, busca dar visibilidade a produções comunitárias e traz histórias de lutas das mulheres.

Com duração de aproximadamente uma hora, o espetáculo tem uma série de apresentações na sexta-feira, 14 de abril – às 10h em Caçapava do Sul, no Clube Recreativo Harmonia; às 15h em São Sepé, na Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho, e às 20h em Santa Maria, no Theatro Treze de Maio.

Serão três apresentações sequenciais. O espetáculo inicia com as “AS PRETAS”, uma apresentação de dança do Grupo da Associação de Mulheres Quilombolas Abayomi (Comunidade Remanescente de Quilombo do Passo dos Brum-São Sepé-RS), com “Aygbas das Ruas e das Águas”, que representa a força e a capacidade de se organizar de um povo que preserva a própria cultura e resiste à tudo, unido.

Em seguida vem “AS MINAS”, do grupo de mulheres negras de Santa Maria com “Laba laba: o Voo dá essência e Movimento Negro”, problematizando rótulos e estereótipos sobre o corpo da mulher negra, assim como a busca por uma nova perspectiva através da própria ancestralidade. Na língua africana Yorubá “laba laba” quer dizer “ Borboleta”.

O “Triângulo Cultural Delas” encerra com “AS MONAS” que apresenta “LAYZA TAYLOR: A História de uma Diva”, um monólogo trazido pelo grupo de artistas de Santiago e conta a história de sucesso, sofrimento e traumas de uma mulher transexual.

“Objetivamos aguçar o legado da proposição de um pensamento de expansão, ritualização e descolonização da cena, a partir da pluralidade de corpos e cena e do cruzamento entre raça, gênero e sexualidades”, afirma a produtora Isadora Bispo.  

Após o encerramento das apresentações em Santa Maria e em parceria com a Rede Sina, uma roda de conversa será promovida com realizadores dos espetáculos e convidadas para debater sobre as apresentações, desafios e violências das mulheres, suas lutas por mais dignidade e respeito nos ambientes de trabalho políticos e culturais.

Com mediação da advogada, produtora Isadora Bispo, participam representantes dos espetáculos, Cristina Santos, Sariana Lima, Lohana Valentini e as convidadas Maria Rita Py Dutra (suplente de vereadora pelo PCdoB), Deborah Evangelista, Marina Callegaro (vereadora pelo PT).

O projeto é financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Edital SEDAC n° 16/2021 FAC das Artes de Espetáculo, realizado com recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura.

O ESPETÁCULO

“TRIÂNGULO CULTURAL DELAS: DAS PRETAS, DAS MINAS E DAS MONAS”

DIA 14 DE ABRIL – SEXTA-FEIRA

10H – Clube Recreativo Harmonia | Caçapava-RS

15H – Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho | São Sepé-RS

20H – Theatro Treze de Maio | Santa Maria-RS |

21h15 – Encerramento com roda de conversa | Theatro Treze de Maio | Santa Maria-RS

Classificação: 16 anos

Entrada gratuita |Garanta o ingresso antecipado nos locais de apresentação  

Realização: Pondá Assessoria

Produção: Isadora Bispo, Lazie Lopes

Assistente de Produção: Douglas Aires

Assessoria de Comunicação: Melina Guterres | Rede Sina

Fotografia: Dartanhan Baldez e Gabriela Misievicz (de “Layza Taylor: A História de uma Diva”)

(Com de Melina Guterres – Rede Sina)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn