Paralelo 29

Produção de vídeo e as facilidades de hoje

Foto: Divulgação

CUCA VICEDO – PUBLICITÁRIA E COMENTARISTA DE CINEMA

Fazer uma produção audiovisual de qualidade é algo sensacional. Equipamentos de última geração, câmeras com captação de imagens belíssimas, iluminação adequada, uma pós-produção que deixa qualquer um realizado pela obra finalizada e, claro, profissionais apaixonados pelo trabalho.

Afinal, se tem a garantia de entregar ao cliente não apenas um resultado positivo, mas um material que terá retorno imediato aos seus objetivos.

Profissionais de produção audiovisual tem o Cinema como sua fonte inspiradora e a estética cada vez mais rica de filmes com efeitos elaborados colocam o filme ou VT como um verdadeiro objeto de trabalho a ser pincelado como uma obra de arte com ricos detalhes de finalização.

Mas, nos dias de hoje, a facilidade de um celular e seus componentes também mudaram a maneira de ver e fazer vídeos, são as inovações que popularizaram o FAZER VÍDEO .

Celulares, redes sociais e aplicativos proliferaram vídeos que seguidamente “bombam” na internet. Hoje, qualquer pessoa e, inclusive crianças criam, produzem e dirigem seu “blockbuster” pessoal.

O YOU TUBE se tornou o Canal mais assistido no mundo e, de um dia para outro, uma nova estrela surge entre milhares de visualizações engraçadas, espantosas, sensacionalistas ou mesmo ridículas.

Todos tem com certeza seus 15 minutos ou menos de fama. A proliferação destes vídeos, estão muitas vezes, acima de obras qualificadas em termos de visualizações que se tornou o hit do momento, qualidade não é mais a palavra de ordem.

Quase se rendendo a essa tecnologia simples e popular, a própria indústria cinematográfica já usa celulares em produções com temáticas existenciais ou realistas, que diferenciam no convencional q se tornam o mais próximo possível da “vida real”.

Quando Glauber Rocha, o cineasta mais respeitado do Brasil, lá no início do Cinema Novo disse que para fazer um filme era só ter “uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”, com certeza ele não imaginava que a atual geração está bem mais próxima de fazer Cinema com muito mais facilidade.

Hoje basta um celular. Já a ideia, fica a criatividade livre de cada um. Mas não vale pesquisar no Google. Fazer vídeo ainda é fazer sua pequena obra-prima.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn