Primeira colocada da turma é santa-mariense
O Rio Grande do Sul ganhará o reforço de 675 novos policiais militares nos próximos dias. Os novos soldados da Brigada Militar se formaram nesta quinta-feira (20), no Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), em cerimônias que ocorreram no mesmo horário em Santa Maria, Porto Alegre, Montenegro e Osório.
Entre os 675 formandos, aprovados no concurso realizado em 2021, 587 são homens e 88, mulheres. As turmas foram distribuídas da seguinte forma: 264 alunos-soldados fizeram o curso em Montenegro; 120, em Santa Maria; 115, em Osório; e 177, em Porto Alegre.
Cerca de 26% dos solados formados (177) são de fora do Rio Grande do Sul. Há representantes de 22 estados brasileiros e do Distrito Federal. A previsão é que mais 400 aprovados sejam convocados para iniciarem o curso de formação em agosto.
Os novos soldados iniciaram o curso em 24 de outubro de 2022. Foram 875 horas-aula divididas em disciplinas que contemplaram temas como: uso da força e de arma de fogo, direito penal, ética e cidadania, relações humanas, suporte básico da vida em urgências e emergências, medidas preliminares em local de crise e mediação de conflitos.
Os soldados também cumpriram estágios supervisionados, aprendendo na prática como é o policiamento ostensivo em diversos municípios do Estado.
O governador Eduardo Leite (PSDB) compareceu à solenidade da capital e falou sobre as mudanças que a Segurança Pública do RS viveu nos últimos anos, alcançando o maior efetivo policial desde 2014.
“O Estado tem o compromisso de aumentar ainda mais o efetivo e de investir na proteção dos policiais. Estamos comprometidos com a proteção daqueles que fazem a segurança. Entregamos o maior investimento em infraestrutura na história recente da segurança pública, com armamento, tecnologia e viaturas”, disse o governador, ressaltando, também, a compra de de 2,6 mil novas viaturas semiblindadas.
“Não é possível aceitarmos que os policiais se exponham a riscos que podem ser evitados. Nós nos esforçamos para que a vida deles seja poupada no exercício desta missão tão importante que aceitaram cumprir: proteger toda a sociedade gaúcha”, ressaltou Leite.
Primeira colocada é de Santa Maria
Durante a cerimônia, o governador entregou a medalha Coronel Odilon para a soldado Gabriela Geske. Natural de Santa Maria, a nova policial militar recebeu a honraria por ter se formado como a primeira colocada da turma.
Soldados de outros estados
Após a conclusão da parte formal do evento, Leite conversou com dois dos soldados recém-formados: Laryssa Gomes, natural do Distrito Federal; e João Ledo, da Bahia.
Eles foram escolhidos porque a maior parte dos soldados que vieram de outros estados é natural desses dois locais (21 do Distrito Federal e 16 da Bahia).
“Vocês representam um contingente de vários outros soldados que fizeram concurso e vêm de fora do Estado para a nossa Brigada Militar. Muito obrigado por escolherem o Rio Grande do Sul, sejam muito bem-vindos. Desejo felicidade na missão de vocês”, disse o governador aos dois policiais.
(Com informações de Lurdinha Matos e Thamíris Mondi – das Secretarias de Segurança Pública e de Comunicação do governo do RS)