Paralelo 29

Filmes com senso de realidade política

Foto: Político mau caráter na ficção e vida real em House of Cards/Foto: Divulgação

CUCA VICEDO – PUBLICITÁRIA E COMENTARISTA DE CINEMA


Quando CIDADÃO KANE foi lançado em 1941, lançou o nome de Orson Welles como um gênio absoluto, mudando totalmente a estética cinematográfica.

Criatividade plena, roteiro muito bem elaborado e trazendo uma visão jornalística da vida de um poderoso midas da comunicação (baseado em fatos quase reais de William R. Hearst, dono de editoras e magnata da mídia).

Um megalomaníaco que queria ser presidente dos Estados Unidos, mas que teve que desistir de seu sonho político por fiascos pessoais. Conhece alguma história parecida?

De qualquer forma o visionário jornalista retratado no filme perde sua ideologia e dever com a verdade quando vai ficando cada vez mais rico e influente.

Em A MONTANHA DOS SETE ABUTRES, de 1951, Kirk Douglas, o eterno Spartacus, vive um jornalista fracassado que vê numa trágica história a grande oportunidade de ter um furo jornalístico que, certamente, vai abrir seus caminhos profissionais, não interessando a quem ele vai atingir ou ferir com seu motivo egoísta.

Vale a famosa frase de outro clássico do cinema que narra a história de um simples cowboy, ignorado de seu heroísmo, por um grande deputado, O HOMEM QUE MATOU O FASCÍNORA de 1962, já dizia: “Quando a lenda se torna um fato, imprima-se a lenda”.

TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE, de 1976, traz Robert Redford e Dustin Hoffman vestindo a capa de super heróis da Imprensa com a missão de desmascarar o corrupto presidente Richard Nixon.

Baseado também em fatos reais, cumpriu sua missão e mudou as regras do jogo político. Desde então, o governo pode pagar licitamente por anúncios na Imprensa e, com isso ser um grande patrocinador da mídia convencional.

Uma versão sob o ponto de vista de um mordomo negro na Casa Branca traz seu ponto de vista sobre os presidentes, de Einsenhower a Obama em O MORDOMO DA CASA BRANCA (2013) – diz-se baseado em fatos reais.

No filme O QUINTO PODER, a mídia convencional considerada o quarto poder fica de lado e surge a influência dos gurus da internet, aqui no caso o Wikileads, onde anonimamente, agentes do governo denunciavam crimes de guerra e corrupções negadas e apagadas do conhecimento do grande público.

Seu criador, Julian Assange, está preso até hoje no reino Unido. Algumas minisséries com WEST WING, VEEP, HOUSE OF CARDS também tem seu pono de vista de forma cínica e descarada como a vida política, com intérpretes que têm a mesma linha de raciocínio, como Kevin Space, que se foi desmascarado durante sua participação de House of Cards.

São filmes antigos e alguns nem em streaming você encontra, afinal a pancadaria e filmes água com açúcar dominam a programação.

Cada dia piorando mais a qualidade; Claro, existem muitos outros que expõe a realidade, mas alguns têm ideologia certa dos roteiristas e diretores. Mas se você tiver uma oportunidade, confira.

Grandes ideias e pensamentos sobre o bem contra o mal, nunca estão em atraso no mundo. Principalmente na atualidade.

Hoje filmes muito bobinhos, sem profundidade de roteiro e mais pagos pelo marketing político são produzidos, o senso de realidade ficou perdido no tempo…como lágrimas na chuva.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn