Paralelo 29

Reeleição: uma disputa eleitoral desbalanceada

Foto: Fernando Frazão, Agência Brasil

ROBSON ZINN –  ADVOGADO COM ESPECIALIZAÇÃO E MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS 

Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em suspender o cadastro biométrico obrigatório para diversas cidades, entre elas Santa Maria, se confirma a manutenção do segundo turno para as eleições de 2024. O segundo turno de uma eleição aprofunda o debate, avança nas diferenças e semelhanças entre candidatos e possibilita ao eleitor um amadurecimento de sua decisão.

De fato, termos o segundo turno traz ao processo um eleitoral uma atenção mais específica ao processo eleitoral com base na chapa majoritária.

Nas eleições de 2022 para o Governo do Estado, tivemos a vitória de Onix Lorenzoni no primeiro turno e um reagrupamento de forças que determinou a vitória de Eduardo Leite.

Situação semelhante as eleições municipais de 2020, quando o atual gestor municipal, Pozzobom, venceu as eleições apenas com a faculdade do segundo turno.

Podemos considerar as eleições de segundo turno, de forma efetiva, uma nova eleição. O jogo recomeça para um “segundo tempo” em que o embate é maior e traz mais clareza ao eleitor.

Mas, de fato, poderíamos discutir a manutenção da reeleição no Brasil, criada sob medida em 1997, por e em favor de Fernando Henrique Cardoso.

Um dos principais problemas apontados na reeleição é a disputa eleitoral desbalanceada, uma vez que o candidato à reeleição pode usar a máquina pública em benefício próprio durante a campanha. Mudar os mandatos para serem únicos e de seis anos traria mais efetividade na política.

Isso iria de encontro àqueles políticos que ficam os quatro primeiros anos trabalhando com o viés de uso da máquina para a reeleição.

Costumo afirmar que só não se reelege o político muito ruim na gestão das coisas públicas, pois o cidadão é dependente das demandas ofertadas pelo governante, em especial nos municípios pequenos.
Por isso é tão importante ter claro que a soma de nossos votos faz a mudança.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn