Paralelo 29

UFSM oferta mais de mil vagas para pós-graduação para segundo semestre

Foto: Felippe Richardt, UFSM, Divulgação

1063 vagas estão disponíveis e as inscrições iniciam em maio

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) dispõe de 1.063 vagas para cursos de pós-graduação para o segundo semestre deste ano.

São oferecidas 327 vagas de doutorado, 688 de mestrado e 48 de especialização, totalizando 1063 vagas para ingresso no 2º semestre letivo de 2023. 

As inscrições poderãos ser realizadas por meio do Sistema Online de Inscrição, tendo como primeiro prazo 2 a 29 de maio.

As coordenações dos Programa de Pós-Graduação junto a Pró-reitoria de Pós Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM divulgaram nesta sexta-feira (28) o edital do processo seletivo para especialização, mestrado e doutorado com ingresso no segundo semestre letivo de 2023.

Os editais dspecíficos de cada Curso de Pós-graduação estão publicados na página do edital, separados por nível de curso, Doutorado, Mestrado e Especialização.

Durante o processo de inscrição, os candidatos às vagas precisam inserir documento com foto, comprovação de titulação mínima exigida em edital, além dos documentos para avaliação solicitados nos editais específicos

Janelas de Inscrição

Uma mudança neste edital são as janelas de seleção, ou seja, os interessados terão dois momentos para realizar a inscrição no processo seletivo.

A primeira janela vai de 2 a 29 de maio, e a segunda, ofertada por alguns cursos, de 10 a 21 de agosto. As duas janelas de seleção e ingresso na UFSM são processos independentes, sendo necessário fazer inscrições separadas. 

Conforme a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), a alteração na forma de ingresso foi feita para aumentar a atratividade do processo seletivo para os estudantes, facilitando o ingresso na pós-graduação, através da  previsibilidade e flexibilidade da oferta de vagas. 

Ações afirmativas na pós-graduação

Com a finalidade de atender à Resolução 68, de 2021, a PRPGP adotará ações afirmativas nas seleções de ingresso à pós-graduação.

A partir de 2024, todos os programas terão de oferecer, no mínimo, 12% das vagas para Pretos, Pardos e Indígenas (PPIs) e 8% das vagas para Pessoas Com Deficiência (PCDs).

Os cursos podem prever percentuais maiores para PPIs e PCDs e, também, outros tipos de cotas. Cabe destacar que o percentual de ações afirmativas pode ser relativo à linha de pesquisa, à área de concentração ou, ainda, ao edital como um todo.

Nesta seleção, alguns cursos já ofertam vagas reservadas a ações afirmativas. Em caso de dúvidas sobre o edital, é possível escrever para editais.cpg@ufsm.br. Para dúvidas sobre seleções específicas, é possível contar cada programa.

(Com informações da Assessoria de Imprensa – UFSM)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn