Paralelo 29

No ano do seu jubileu, Feira do Livro de Santa Maria começa com bom público

Foto: João Alves, SEC, PMSM

Abertura oficial ocorreu na noite dessa sexta-feira, no Theatro Treze de Maio

No seu aniversário de 50 anos, a Feira do Livro de Santa Maria começou nessa sexta-feira (28) com um bom público na Praça Saldanha Marinho. Na tarde de sexta e início da noite, antes da solenidade oficial de abertura, no Theatro Treze de Maio, os livreiros já recebiam os primeiros leitores.

O evento cultural, que se consolida como uma das maiores feiras de venda de livros do país, vai até 13 de maio com 210 lançamento de obras, sendo 33 delas voltadas para o público infantil.

Nesses 16 dias de programação cultural, a Feira do Livro terá mais de 20 espetáculos teatrais, que ocorrerão no Theatro Treze de Maio e no Coreto da Praça Saldanha Marinho.

Mais de 400 autores de 18 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal e São Paulo estarão lançando e autografando obras. Também estão previstas 15 intervenções culturais. Ao todo, cerca de 200 artistas e escritores estão envolvidos na programação, que terá oito bate-papos literários e apresentações musicais no Livro Livre.

NÚMEROS DA FEIRA DO LIVRO

  • Mais de 400 autores de 18 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Brasília e São Paulo lançando obras literárias
  • 210 livros lançados, sendo 33 infantis
  • 16 dias de programação cultural
  • Mais de 20 espetáculos teatrais e musicais no Theatro e no Coreto
  • 15 intervenções culturais na praça
  • Quase 200 artistas e escritores convidados envolvidos na programação
  • 8 bate-papos literários e apresentações musicais no Livro Livre
  • A Feira do Livro vai funcionar de domingo a sexta-feira, das 13h30min às 19h30min, e aos sábados, das 10h às 19h30min

Depoimentos emocionados e homenagens marcaram o ato que abriu a 50ª edição da Feira do Livro de Santa Maria, na noite dessa sexta-feira.

Antes de seu discurso, Jorge Pozzobom chamou o ilustrador e cartunista Elias, que criou a ilustração que marca a 50ª edição da Feira do Livro. O artista falou sobre a concepção da arte que levou em conta o estilo de vestir dos estudantes durante essas cinco décadas.

“Estou aqui para agradecer a nossa equipe que trabalhou muito forte para termos essa Feira do livro. A gente chega aqui e não sabe o trabalho que dá. Estamos revitalizando nosso Distrito Criativo, no próximo ano para receber a Feira do ano que vem teremos o Calçadão concluído e a Saldanha Marinho linda como todos nós queremos ver. Que tenhamos uma grande Feira”, declarou Pozzobom.

A secretária municipal de Cultura, Rose Carneiro, destacou que o jubileu da Feira do Livro faz de Santa Maria uma cidade cultural. Durante o discurso, ela apresentou os números da Feira, ressaltando a magnitude do evento.

“Tem livro na praça de novo, pela 50ª vez. Estamos dentro do Distrito Criativo que completou um ano ontem (quinta-feira, 27 de abril). Aqui a gente vive, a arte e a cultura pulsam. Celebrar 50 edições é celebrar a cultura e todos os encontros proporcionados pela Feira. Teremos muitas atividades para todos os santa-marienses, fazendo jus ao nosso amor pela cultura, pela leitura e pela educação”, afirmou. 

Após os discursos, foi feita uma chamada nominal de todos os patronos e homenageados das Feiras do Livro e Feira do Livro Infantil que tiveram essa distinção, que receberam uma lembrança e posaram para fotos, sendo aplaudidos em pé pela plateia.

A professora e escritora Eugênia Mariano da Rocha, que fez parte da primeira edição e da retomada em 1994 após alguns anos sem a realização, falou em nome dos homenageados. 

“Estamos comemorando essa edição especial. Estive aqui desde a primeira. É muito emocionante falar em nome de todos os homenageados. Lá no início, eu carregava livros, pois nós estudantes éramos responsáveis por tudo. E assim foi por 20 anos. Quem fez Feira do Livro nunca esquece”, relembrou. 

Em seguida da homenagem, foi exibido um vídeo contando a história da Feira do Livro, com resgate de fotos e com imagens, como forma de encerrar a cerimônia.

Homenagens marcaram abertura oficial do evento na sexta-feira/Foto: João Alves, SEC, PMSM

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

PROGRAMAÇÃO DO LIVRO LIVRE

PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTOS DE OBRAS

A FEIRA DO LIVRO EM NÚMEROS

– Mais de 400 autores de 18 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Brasília e São Paulo lançando obras literárias
– 210 livros lançados, sendo 33 infantis
– 16 dias de programação cultural
– Mais de 20 espetáculos teatrais e musicais no Theatro e no Coreto
– 15 intervenções culturais na praça
– Quase 200 artistas e escritores convidados envolvidos na programação
– 8 bate-papos literários e apresentações musicais no Livro Livre

A Feira do Livro de Santa Maria é realizada pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Cultura e de Educação; Câmara do Livro; Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma); 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Franciscana (UFN);  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha (IFfar).

O evento tem patrocínio da Corsan – Evoluir nos Define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Novas Façanhas; apoio de Gráfica e Editora Pallotti, Construtora Jobim e Ultraxx Telecom; e incentivo cultural de Clínica Viver, Rede Vivo e Unimed. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

(Com informações de Rodrigo Ricordi – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn