No total, operação abordou 167 veículos nesse domingo
Equipes da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizaram mais uma Operação Balada Segura de 2023 durante o domingo (30). Nove pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante, sendo que oito por se recusarem a fazer o teste do bafômetro.
As barreiras foram montadas em trechos da Avenida Hélvio Basso, no Bairro Uglione. Durante a ação, que ocorreu das 17h até as 23h, agentes públicos abordaram 167 veículos. Entre esses, foi constatado que 21% dos condutores cometeram alguma infração de trânsito.
Segundo o Superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani, do total dos condutores abordados, oito se recusaram a fazer o teste de etilômetro, conhecido como bafômetro, e um condutor ingeriu bebida alcoólica. Uma pessoa foi flagrada conduzindo um ciclomotor sem possuir registro, sendo autuada e aplicada a medida administrativa de remoção conforme CTB.
DADOS DA OPERAÇÃO
- Veículos abordados: 167
- Veículos autuados: 36
- Testes do etilômetro: 159
- Autuados por recusa: 8
- Autuados por teste: 1
- Total autuados embriaguez: 9
- Veículos recolhidos: 1
*Fonte: CTMU
Fuga e malabarismo
Já um motociclista fugiu da abordagem sendo autuado conforme o CTB nos artigos: 195 (desobedecer ordens autoridade trânsito), 186 I (transitar pela contram~so de direção), 244 III (conduzir motocicleta fazendo malabarismo) e 230 V (veículo trafegando sem estar devidamente licenciado).
A Operação Balada Segura teve a participação de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), e de um coordenador do Programa Vida no Trânsito (PVT), que tem o objetivo de conscientizar os condutores sobre cuidados no trânsito. A ação também teve apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar.
Fiscais da Prefeitura aproveitaram para distribuir material informativo sobre a lei que proíbe o consumo de bebida alcoólica em via pública entre a meia-noite e às 7h.
(Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)