Bairro Juscelino Kubitschek vai receber atenção especial na sexta-feira
A Prefeitura de Santa Maria anunciou que dará uma atenção especial de combate à dengue ao Bairro Juscelino Kubitschek, zona Oeste da cidade, onde uma pessoa morreu vítima da doença. Na sexta-feira (10), a partir das 8h30min, equipes da Secretaria de Saúde irão percorrer residências no bairro.
Conforme a Prefeitura, uma ação integrada de conscientização será realizada no bairro, que registra uma das maiores incidências de dengue em Santa Maria. Servidores farão vistoria em residências, recolhimento de resíduos irregulares e aplicação de inseticida.
A atividade deverá começar pela Rua Osvaldo Nobre, esquina com a Fredy Germano, seguindo até o trevo de acesso à Cohab Santa Marta.
Estratégia de combate
A ação foi elaborada após reunião emergencial na segunda-feira (8), quando foi acertada entre secretarias e Gabinete do Prefeito uma estratégia conjunta para alertar a população sobre a doença que tem recorde de casos confirmados e suspeitos e um óbito.
Segundo o chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, o objetivo deste novo movimento é ampliar a informação sobre a doença, sobre como prevenir a procriação do mosquito e um maior entendimento e integração entre os serviços municipais que têm relação com o surto de dengue:
“Estamos buscando melhorar essa resposta para a população. Nós nos reunimos para trocar informações, para que sejamos cada vez mais eficazes. A população espera isso de nós, como fizemos e fomos muito efetivos no enfrentamento da Covid-19.
“Surto é uma realidade”, diz vice-prefeito
O vice-prefeito, Rodrigo Decimo, ressalta a importância da informação sobre a dengue e ressalta a iminência da atuação e união de todas as frentes de combate ao mosquito Aedes aegypti.
“Este surto é uma realidade, temos um plano de contingência. Porém, a situação se agravou. Estamos aqui para melhorarmos a informação e a atuação integrada entre as nossas equipes. Somos, todos juntos, a Prefeitura, e vamos trabalhar cada vez mais no combate a esse surto, estamos todos preocupados e buscando o melhor para a população”, declarou.
Pulverização a partir desta quarta
Já na manhã desta quarta-feira (10), fiscais da Secretaria de Licenciamento de Desburocratização irão fiscalizar residências. A Vigilância Sanitária, por sua vez, vai pulverizar casas com casos positivos de dengue e e residências vizinhas. Outros 20 agentes da Vigilância em Saúde farão inspeções, remoção mecânica de água parada e tratamento com larvicida
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, por meio da Coordenadoria de Resíduos em parceria com a Sustentare, vai atuar com um caminhão compactador e uma equipe de coleta. A
equipe de coleta de resíduos da pasta também estará presente com uma retroescavadeira e um caminhão caçamba. Agentes da Unidade de Saúde Roberto Binato também vão participar da atividade.
A ação integrada vai percorrer o trajeto parando em locais específicos sempre 30 minutos antes da passagem da pulverização.
A primeira vítima na cidade
Em 2 de maio, a Prefeitura de Santa Maria divulgou comunicado informando que um idoso de 80 anos, morador do Bairro Juscelino Kubitschek, é a primeira vítima de dengue na cidade. O paciente, que tinha diabetes e hipertensão, descobriu estar com dengue em 22 de abril.
Ele foi internado no Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo e morreu em 29 de abril. Esta foi a primeira morte em função da dengue registrada em Santa Maria.
(Com informações de Rodrigo Ricordi – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)