Paralelo 29

Balada Segura autua 21 motoristas em Santa Maria

Foto: Divulgação, SEC, PMSM

Do total, cinco se recusaram a fazer teste do bafômetro e um havia ingerido bebida alcoólica, conforme detectado pelo aparelho

Em mais uma edição da Operação da Balada Segura, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Santa Maria autuou 21 motoristas entre a noite de sábado (13) e a madrugada deste domingo (14), sendo seis deles por dirigirem sob efeito de bebida alcoólica (cinco se negaram a fazer o teste de bafômetro e um foi flagrado pelo equipamento).

Os agentes públicos montaram barreiras em trechos da Rua Serafim Valandro, no Bairro Centro, e da Avenida Hélvio Basso, no Bairro Uglione, região Centro-Oeste de Santa Maria. No total, foram abordados 119 veículos e realizados 114 testes de bafômetro.

BALANÇO DA OPERAÇÃO

  • Veículos abordados: 119
  • Total de autuações: 21
  • Autuados por recusa: 5
  • Autuados por teste: 1
  • Total autuados embriaguez: 6
  • Testes de etilômetro: 114
  • Veículos removidos: 2

*Fonte: CTMU

Dois veículos removidos

Na operação, foram abordados quatro veículos com o licenciamento vencido, sendo que foi oferecido a opção para pagamento dos débitos através do APP Bancário, como prevê a Lei Estadual 55.514/2020 denominado Veículo Legal e regulamento pelo Decreto 55.735/2021.

Dois condutores optaram pelo pagamento no local, não sendo aplicada a medida administrativa de remoção, já dois condutores que optaram pelo não pagamento, tiveram seus veículos removidos, conforme prevê a legislação.

Nesta ação, um condutor foi flagrado conduzindo veículo com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, sendo aplicada as penalidades de acordo com o CTB. Ainda durante a Operação, um veículo evadiu-se da fiscalização sendo autuado conforme o CTB.

“Salienta-se que a Operação Balada Segura é uma blitz de fiscalização e educação no trânsito, realizada em diversos locais do Município, visando combater principalmente a condução de veículos por motoristas alcoolizados”, pontua o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho.

A Operação Balada Segura teve a participação de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), uma coordenadora do Programa Vida no Trânsito (PVT) com o objetivo de conscientizar os condutores sobre cuidados no trânsito, e apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar.

(Com informações de Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn