Com mais de 1 milhão de inscritos em seu canal sobre ciência no Youtube, Pirula fará palestra na próxima sexta-feira, em Santa Maria
PROJETO DIVULGA CIÊNCIA
- O quê: Evento “UFSM Divulga Ciência: como aproximar conhecimento científico e sociedade”, com youtuber Pirula
- Quando: 19 de maio, às 14h30
- Onde: Auditório Wilson Aita do Centro de Tecnologia da UFSM (campus sede, em Santa Maria)
- Inscrições: Interessados em receber certificado de presença podem se inscrever no local
- Transmisão: Youtube da UFSM
- Mais informações pelo email arco@ufsm.br
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizará um evento de divulgação científica com a presença do biólogo e youtuber Pirula, que tem mais de 1 milhão de inscritos em seu canal no Youtube. O evento será na próxima sexta-feira (19) e contará com diversas atividades.
O evento especial é uma iniciativa do Projeto UFSM Divulga ciência e visa ampliar a popularização da ciência e do conhecimento produzido na Universidade para toda a sociedade.
Doutor em Zoologia pela Universidade de São Paulo (USP), Pirula já deu aulas sobre evolução e paleontologia. Atualmente, está entre os nomes mais proeminentes na popularização da ciência no Brasil por meio do “Canal do Pirulla”. No evento, ele vai dar uma palestra sobre como aproximar o conhecimento cientifico da sociedade.
Na ocasião, também serão comemorados os 10 anos da Revista Arco de jornalismo científico da UFSM. Os participantes poderão conferir a exposição itinerante de aniversário da revista, que mostra 19 ilustrações de capas e matérias produzidas pelo veículo na última década.
A Arco é desenvolvida pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM desde 2013 e dedica-se à divulgação científica e cultural da Universidade.
Além disso, também vai ocorrer o pré-lançamento do “Guia de Divulgação Científica”. O público do guia são os pesquisadores da UFSM e o material tem o objetivo de mostrar, de forma breve e prática, como divulgar ciência – de maneira independente ou por meio da imprensa.
O guia apresenta a estrutura de comunicação da Universidade, cujos veículos e assessorias podem contribuir para espalhar conteúdos científicos produzidos pelos pesquisadores.
“Todos ganham quando as pesquisas são divulgadas: é bom para a UFSM, é bom para o cientista, é bom para a sociedade. Estamos buscando institucionalizar e potencializar a divulgação científica na UFSM”, explica a editora-chefe da Revista Arco, Luciane Treulieb.
Segundo ela, a partir do lançamento do guia, a intenção é promover oficinas com os pesquisadores para qualificar o que já vem sendo produzido e estimular que mais cientistas vejam a divulgação científica como uma etapa importante do processo de produção da ciência.
Para a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Cristina Wayne Nogueira, o guia vai propiciar uma maior visibilidade ao que é produzido em termos de ciência, tecnologia e inovação na instituição: “Certamente contribuirá com o propósito de que a ciência gerada na instituição extrapole o ‘arco’ “, destaca.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da UFSM)