Os equipamentos com display foram instalados na Avenida João Luiz Pozzobon e indicarão aos motoristas a velocidade média a partir da passagem do veículo
Motoristas que trafegam pela Avenida João Luiz Pozzobon, no Bairro Km 3, devem estar atentos às mudanças com relação ao controle de velocidade nos dois sentidos da via.
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa sobre o início da operação dos redutores de velocidade a partir da 0h da próxima segunda-feira (22).
Os equipamentos com display, para melhor visualização, vão indicar a velocidade média a partir da passagem do veículo. O permitido na via já é de até 50 km/h, e permanecerá o mesmo limite.
O redutor de velocidade é um dispositivo empregado em diversos ambientes para promover um tráfego mais seguro. O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, elucida que a pasta está fazendo uma atualização nos equipamentos que controlam a velocidade dos veículos que transitam pela Avenida João Luiz Pozzobon.
Na última semana, uma equipe da pasta instalou redutores de velocidade nos dois sentidos da avenida. O secretário explica, também, que após a instalação dos redutores eletrônicos de velocidade e estando em pleno funcionamento, os controladores de velocidade até então utilizados serão removidos da avenida.
De acordo com Ponsi, desde 2021, quando controladores de velocidade foram instalados em nove vias de Santa Maria, a Avenida João Luiz Pozzobon é a única que ainda registra um número elevado de excesso de velocidade.
“Através de um estudo técnico feito pela secretaria para que haja mais consciência dos motoristas, e tenhamos realmente uma redução de velocidade por parte dos condutores, resolvemos atualizar os equipamentos naquele ponto. Nosso objetivo, com essa mudança, é basicamente, uma atualização de equipamento para que possamos atingir o mesmo índice de redução de velocidade e redução do número de infrações cometidas naquela região, tal como já atingimos nas vias com equipamentos instalados. Solicitamos que os motoristas sejam mais prudentes e respeitem a sinalização”, diz o secretário.
(Com informações de Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)