Paralelo 29

Prefeito da região do Vale do Jaguari é preso por embriaguez ao volante e desacato

Foto: Reprodução, Facebook

Adair Cardoso, de Capão do Cipó, foi levado ao Presídio Estadual de Santiago; Prefeitura emitiu nota sobre a ocorrência policial

O prefeito de Capão do Cipó, Adair Fracaro Cardoso (PDT), foi preso pela Brigada Militar de Santiago, na noite dessa quarta-feira (24), sob a acusação de estar dirigindo bêbado e por ter desacatado policiais.

Tudo começou quando a ex-companheira do prefeito ligou para o 190 da Brigada Militar informando que estava em um bar e que Cardoso estaria passando de carro várias vezes na frente do estabelecimento. Ela tem medidas protetivas contra o prefeito e ficou com medo.

Segundo a Brigada Militar, o prefeito estaria dirigindo em zigue-zague e subindo em uma calçada na Rua Getúlio Vargas. Cardoso, que tem 45 anos, foi abordado pelos brigadianos, que notaram “visíveis sinais de embriguez”. O prefeito estaria com a roupa amassada e cheiro de bebida alcoólica.

Cardoso teria, ainda, ofendido um dos brigadianos, chamando-o de corruputo. Depois, teria dito que “todos os brigadianos são corrputos e sem-vergonha”. Por fim, teria dito: “Sou prefeito e posso fazer o que quiser com os policiais”.

Na ocorrência, Cardoso se negou a realizar o teste de bafômetro. A Brigada Militar apreendeu o carro dele e levou o veículo para o depósito do Detran. No carro, havia garrafas de cerveja.

O prefeito de Capão do Cipó foi encaminhado para o Presídio Estadual de Santiago. A defesa do prefeito, a cargo do advogado Paulo Rosado, disse que só se manifestará em juízo. Uma audiência de custódia será marcada para ouvir Cardoso. A Prefeitura de Capão do Cipó emitiu nota sobre o caso.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Nota divulgada pela Prefeitura de Capão do Cipó:

Nota da Administração de Capão do Cipó acerca dos fatos da prisão do Prefeito Adair Cardoso (25/05): a Administração Municipal de Capão do Cipó comunica que segue normalmente desempenhando suas atividades e aguarda manifestação judicial (se houver) para tomar alguma medida extraordinária. Informamos, também, que a defesa do Prefeito Adair está sendo realizada por seus advogados particulares, não vinculando a Procuradoria do município.Gabinete do Prefeito/Secretaria de Gestão e Planejamento“.

Eleito este ano em eleição fora de época

Adair Cardoso se elegeu prefeito de Capão do Cipó em 5 de março deste ano, em eleições suplementares, depois que a Justiça Eleitoral cassou os eleitos em 2020 sob a acusação de distribuição de vales-combustível como forma de compra de votos.

No pleito suplementar, Adair Cardoso fez 1.390 votos, obtendo 61,21% da preferência do eleitorado de Capão do Cipó. Seu vice é Elso Engleitner (MDB).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Capão do Cipó tem 3.745 moradores. O município, que fica no Vale do Jaguari, era distrito de Santiago até 1ª de janeiro de 2011, quando se emancipou do município-mãe.

(Com informações do Blog Rafael Nemitz e do G1RS)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn