Vereador Pablo Pablo Pacheco, eleito neste sábado, vai conduzir o partido nas eleições municipais do próximo ano
O vereador Pablo Pacheco, 32 anos, foi eleito presidente do Partido Progressistas (PP) em Santa Maria, na convenção realizada neste sábado (27), na Câmara Municipal. Sua proposta é renovar os quadros partidários, abrindo a sigla para a juventude, e retomar o protagonismo da legenda em nível municipal.
Desde 1992, quando emplacou uma sequência de três vitórias como cabeça de chapa, a legenda que deu origem ao Progressistas não elegeu mais nenhum prefeito, embora tenha ocupado três vezes o cargo de vice-prefeito. A proposta de Pacheco é preparar o partido para eleger o próximo prefeito.
Pacheco também assume com o desafio de, no mínimo, manter a bancada atual, de quatro vereadores, a maior da legislatura em curso. Para isso, ele não concorrerá a nenhum cargo no ano que vem para se dedicar exclusivamente à construção partidária.
O parlamentar, que está em seu primeiro mandato, substitui o servidor público Mauro Bakof, que ficou por oito anos no comando do PP em Santa Maria. O mandato de Pacheco vai até 2026.
A nova executiva municipal tem na vice-presidência a experiência da defensora pública aposentada e ex-vereadora Sandra Rebelato, militante histórica do PP. O PP tem mais de 2,8 mil filiados e é considerado o maior reduto da direita em Santa Maria..
O novo presidente, que já foi empossado, também prometeu manter o legado de Bakof para fortalecer a base da sigla e buscar a integração do PP local com as representações do partido na Região Central.
“Podem esperar do meu mandato uma postura de diálogo, construção e unidade. Estou na condição de presidente daquele que é o partido do municipalismo e com o maior número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do Rio Grande do Sul. Não esperem, nada menos, que o meu compromisso de zelar pela grandeza do Progressistas!”, disse o novo presidente.
EXECUTIVA MUNICIPAL
- Presidente: Pablo Pacheco
- 1º Vice-presidente: Sandra Rebelato
- 2º Vice-presidente: Ricardo Issler Unfried
- Secretário-geral: Alexandre Reis
- Secretário: Alberto José Soares Figueiredo
- Tesoureiro-geral: Marcelo Dalla Corte
- Tesoureiro: Mauro Bakof
- Vogais: Anita Costa Beber, João Ricardo Vargas, Roberta Leitão
- Suplentes: Marilene Moraes Ferreira, Sergio Cechin e Rony Pilar Cavalli
- Procurador: Mário Lago Prade
- Movimento Afro – Milton Caetano
- Movimento Comunitário -Zaloar Soares
- Movimento Idoso – Juan Vicente Santini
- Movimento Juventude – Wederlei Pires
- Movimento Liberdade Econômica – Guilherme Teixeira
- Movimento Mulher -Daniele Portella
- Movimento Servidor Público – Cladmir Cordeiro do Nascimento
- Confira aqui a nominata do novo diretório
Quem é o novo presidente
Pablo Pacheco é formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e, atualmente, cursa MBA em Gerenciamento de Projetos pela Federação Getúlio Vargas (FGV).
Vereador em primeiro mandato, mais votado do partido em 2020 e o mais jovem da atual legislatura, Pacheco faz, agora, também sua estreia no comando de um dos maiores partidos de Santa Maria.
Presença de líderes de outras siglas
A convenção do PP foi prestigiada por lideranças de outros partidos, como os vereadores Manoel Badke (União Brasil) e Tubias Callil (MDB), e do ex-deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo), atualmente chefe de Gabinete do deputado federal Marcel Van Hattem (Novo), em Brasília.
(Com informações de Marcelo Martins, da assessoria do PP)