CUCA VICEDO – PUBLICITÁRIA E COMENTARISTA DE CINEMA
Em Busca de uma programação variada e diferente, mas de certa forma séria, encontrei no streaming Netflix séries documentais muito interessantes, algumas com temas aterrorizantes e histórias que mostram como o ser humano pode ser monstruoso e assustador.
Depois da péssima série fictícia da Boate Kiss, o streaming poderia ter feito um documentário que acertaria melhor na sua forma de levar a história ao mundo, como fez com algumas séries que produziu.
Entre elas, sugiro O PALHAÇO ASSASSINO, A GAROTA DESAPARECIDA DO VATICANO, MORADORES INDESEJADOS, A GAROTA DA FOTO, EM BUSCA DO ENFERMEIRO DA NOITE e O CANIBAL DE MILWAUKEE.
O documentário leva ao público uma matéria jornalística com fatos, testemunhos e provas do que pode ter acontecido, e , dependendo da forma como é conduzido, sua edição e direção podem nos dar uma história completa, sem dúvidas de todas as evidências de um crime ou de uma passagem histórica, até mesmo de uma história de vida.
Mas repito, depende muito de como tudo é conduzido. Dentre essas histórias, o que aconteceu nos anos 60 e 70 e como um elemento arrogante e pretencioso se tornou um dos maiores serial killers da história, O PALHAÇO ASSASSINO nos traz a terrível história de uma maníaco que vivia em sociedade, empresário e pai de família que assassinou 33 jovens e escondeu os corpos em sua casa.
O infeliz, mesmo condenado a morte, dizia arrogantemente, “eu matei 33 vezes e vocês vão matar apenas uma vez…eu ainda fui mais esperto”.
A falta de atenção e desleixo policial pelas minorias também mostra em O CANIBAL DE MILWAUKEE (narrado no seriado DAHMER do mesmo streaming) que, muitas vezes, um fato que parece não significar nada desencadeIa uma monstruosidade por trás de uma personalidade apática e falsamente inocente.
O desaparecimento de inocentes e a busca incessante da família tem no documentário A MENINA DESAPARECIDA DO VATICANO É um exemplo de como uma família se desestrutura com um fato assim, da mesma maneira A GAROTA DA FOTO nos traz a visão do que pode acontecer na vida de alguém que é tirado de seu lar. No caso de A MENINA DESAPARECIDA DO VATICANO, o caso foi reaberto com a anuência do Papa Francisco.
Novamente, os oportunistas e maldosos que alegam insanidade por tráz de sua dissimulação, são o foco de tudo. E as vítimas?
Em outro momento, as histórias aterrorizantes nos apresentam os estranhos que sutilmente entram na vida das pessoas, que lhe são frágeis, e acabam destruindo tudo que se construiu, ou até mesmo, quem pode estar em algum lugar com o único objetivo de prejudicar outras vidas.
EM BUSCA DO ENFERMEIRO DA NOITE, também já feito em forma de ficção, mas que não se assemelha ao documentário, nos mostra um enfermeiro serial killer que se julgava Deus e resolvia quem deveria partir deste mundo. É apavorante, mas verdadeiro!
Em MORADORES INDESEJADOS, golpistas, invasores, abusos, assassinato de pessoas causados por criaturas falsamente carismáticas, que, na verdade, são monstruosas e problemáticas.
O fato de trazer à tona essas histórias é a preocupação de hoje com jovens que se perdem no mundo na internet e se relacionam com pessoas que não sabem quem são, da facilidade em cair em golpes por telefone ou redes sociais, da facilidade da mentira e da enganação, de como essas difíceis e imprevisíveis situações estão mais fáceis de acontecer com tanta acomodação e falta de conhecimento.
Mesmo com tanta informação à disposição, o besteirol e a futilidade estão cada vez mais em alta e a maldade humana cada vez mais aperfeiçoada. Fica a dica.