Ele é especialista em combate ao crime organizado e foi nomeado nesta terça-feira pelo presidente Lula após ser aprovado pelo Senado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou nesta terça-feira (30) o delegado aposentado da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa como diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Corrêa nasceu em Santa Maria (RS) em 1958.
A nomeação do santa-mariense foi pulicada no Diário Oficial da União. A indicação de Corrêa já havia sido aprovada pelo Senado Federal, no dia 17 de maio. A análise é um requisito exigido por lei.
De acordo com a Abin, a posse ocorrerá nas próximas semanas. Corrêa é delegado aposentado da Polícia Federal. De 2007 a 2011, foi diretor-geral da instituição. Também foi secretário nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, entre novembro de 2003 e setembro de 2007; e diretor de Segurança do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, de junho de 2011 a setembro de 2016.
Em 17 de maio, o Senado aprovou a indicação do delegado para chefiar o órgão de inteligência. O santa-mariense obteve 43 votos a favor e cinco contrários, além de duas abstenções.
A indicação de Corrêa já havia sido aprovada na Comissão de Relações Exteriores (CRE), no último dia 4 de maio. Ex-delegado da Polícia Federal (PF), Corrêa havia assumido o comando da instituição no segundo governo de Lula.
O delegado nascido em Santa Maria formou-se em Direito em 1986 pela Universidade de Rio Grande. ele iniciou a carreira policial em 1980.
O que é a Abin
Criada em 1999, a Abin é um órgão da Presidência da República e está vinculada à Casa Civil. A agência fornece ao presidente da República e aos ministros informações e análises relativas à segurança do Estado e da sociedade.
Cabe à Agência Brasileira de Inteligência analisar situações e ameaças relacionadas à proteção das fronteiras nacionais, ao terrorismo, à proliferação de armas de destruição de massa, à segurança das comunicações e à defesa do meio ambiente. Ele é especialista em combate ao crime organizado.
(Com informações da Agência Brasil e da Agência Senado)