Paciente é um idoso de 70 anos, morador da região Oeste
A Prefeitura de Santa Maria confirmou em comunicado divulgado nesta quarta-feira (31) a terceira morte por dengue no município. A vítima é um idoso de 70 anos, morador da região Oeste da cidade.
Segundo o comunicado da Prefeitura, o idoso tinha neoplasia renal (câncer no rim). Ele morreu na última quinta-feira (25). Ele teve o primeiro atendimento no Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo.
Com esse óbito, o número de mortes por dengue sobe para 41 no Rio Grande do Sul. Pela manhã, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) havia confirmado a morte de um jovem de 21 anos, morador de Porto Alegre.
Segundo a pasta da Saúde, o Estado já registra 19.068 casos confirmados da doença, sendo que 17.340 são autóctenes, que é quando o contágio aconteceu dentro do território gaúcho. O restante dos casos é importado (pessoas infectadas em outro Estado).
No ano passado, o RS registrou seus maiores índices da doença em toda a série histórica. Foram mais de 57 mil casos autóctones e outros 11 mil casos importados.
Ao todo, foram 66 mortes em razão da dengue em municípios gaúchos em 2022. Demais dados do Rio Grande do Sul são atualizados diariamente pela SES em dengue.saude.rs.gov.br.
Dados de Santa Maria indicam surto
Segundo o boletim epidemiológico da Prefeitura de Santa Maria, o município tem 1.076 casos confirmados de dengue, sendo 637 em investigação.
A primeira morte confirmada em Santa Maria ocorreu em 29 de abril, mas só foi confirmada em 2 de maio pela Prefeitura. A vítima é um idoso de 80 anos, que morava no Bairro Juscelino Kubitschek, na região Oeste da cidade. O paciente descobriu a doença em 22 de abril. Ele tinha diabetes e hipertensão.
Já a segunda morte foi de uma mulher de 34 anos, moradora da região Leste. A paciente não tinha comorbidade. Ela morreu em 12 de maio, no Hospital São Francisco de Assis.
(Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria e da Secretaria Estadual da Saúde do RS)