Proposta é do deputado Valdeci Oliveira; debate está marcado para 23 de junho
A mobilização pela instalação de um campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) em Santa Maria será tema de uma audiência pública conjunta entre a Assembleia Legislativa e a Câmara de Vereadores. A data já está definida: 23 de junho. O horário ainda não foi definido.
Nessa quinta-feira (1º), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e a bancada do PT – Valdir Oliveira, Helen Cabral e Marina Callegaro – se reuniram com o presidente da Câmara, Givago Ribeiro (PSDB) para tratar da audiência pública, que será realizada no Legislativo de Santa Maria.
“É uma iniciativa que visa fortalecer o potencial educacional de Santa Maria. A nossa cidade já conta com a reitoria do IFFar, mas tem todo o potencial e a condição para também receber um campus dessa instituição, que realiza um trabalho muito forte e qualificado na área da educação profissional e tecnológica”, disse Valdeci.
Atualmente, a Reitoria do IFfar é em Santa Maria, mas, apesar disso, a cidade não tem nenhum campi. Dos 12 existentes, o mais perto é o de Júlio de Castilhos, que fica a cerca de 60 km de Santa Maria.
OS CAMPI DO IFFAR
Atualmente o IF Farroupilha é composto pelas seguintes unidades administrativas:
- Reitoria (Santa Maria)
- Campus Alegrete
- Campus Frederico Westphalen
- Campus Jaguari
- Campus Júlio de Castilhos
- Campus Panambi
- Campus Santa Rosa
- Campus Santo Ângelo
- Campus Santo Augusto
- Campus São Borja
- Campus São Vicente do Sul
- Campus Avançado Uruguaiana
- Polos de Educação a Distância
- Centros de Referência
Assunto discutido em Brasília
A instalação do campus do Instituto Federal em Santa Maria vem sendo tratado por Valdeci junto ao governo federal e à reitoria do IFFar.
Em abril, quando esteve em Brasília, Valdeci discutiu o assunto com o ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo federal, Paulo Pimenta, e com a diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Carla Jardim, ex-reitora do IFFar.
O deputado também tratou do assunto, em diferentes reuniões, com a reitora do IFFar, Nidia Heringer. A reitora esteve na Assembleia Legislativa, nesta semana, e conversou a respeito com com Valdeci.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IF Farroupilha foi criado pela Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008, por meio da integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul, de sua Unidade Descentralizada de Júlio de Castilhos, da Escola Agrotécnica Federal de Alegrete, e do acréscimo da Unidade Descentralizada de Ensino de Santo Augusto que anteriormente pertencia ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves.
O que é o Instituto Federal Farroupilha
O IFfar é uma autarquia do governo federal. Isto é, um órgão da chamada administração indireta, com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, embora ligada à União. O instituto é regido pela chamada autonomia universitária.
De acordo com a lei que criou a autarquia, em 2008, o IFF Farroupilha é uma instituição de educação superior, básica e profissional, com currículo plural e vários campi.
O IFfar oferece educação profissional e tecnológica em diferentes modalidades de ensino. Os institutos federais são equiparados ás universidades.
Alguns cursos oferecidos
O IFfar oferece cursos de graduação como bacharelado em áreas como Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Agrícola; licenciatura em Ciências Biológicas e Computação, entre outras; e tecnologia, entre eles, Agroindústria, Automação Industrial e Estética e Cosmética.
Mobilização tem apoio do governo federal
A mobilização pelo campus do IFfar em Santa Maria tem o apoio de autoridades nacionais, segundo Valdeci, já que o governo federal pretende ampliar o ensino tecnológico no país.
“O governo Lula tem como meta a ampliação da educação profissional, e os institutos federais estão no centro dessa política. Santa Maria pode e deve estar inserida nesse processo”, defende Valdeci.
O que Santa Maria e a região ganham com o novo campus
Segundo a assessoria do deputado Valdeci Oliveira, a instalação de um campus em Santa Maria reforçará a cidade ainda como polo educacional, trazendo mais estudantes, mais pesquisa, mais tecnologia e mais investimentos, aquecendo a economia local e regional.
Ainda de acordo com a assessoria, a expansão do IFfar irá acontecer, e o objetivo é inserir Santa Maria nesse processo. Um dos pontos que ainda não está definido é onde ficará o futuro campus. Esse será um dos assuntos discutidos na audiência pública, em Santa Maria.
(Com informações de Tiago Machado, da assessoria de imprensa do gabinete do deputado estadual Valdeci Oliveira)