Paralelo 29

TRANSVERSAIS: O tempo em que os partidos tinham sede, “pega no PT” e urucubaca legislativa

Convenção do PP, na Câmara/Foto: Divulgação, Arquivo Paralelo 29

Hoje reuniões ocorrem até na casa de filiados

Houve um tempo…

*…em que até os partidos comunistas tinham sede em Santa Maria. O PCB teve sede em dois casarões, um na Astrogildo de Azevedo, em frente à CDL, e outro na Avenida Rio Branco, abaixo da Câmara. Já o PC do B teve sedes na Floriano, na Astrogildo e na Rua Dr Bozano. Todas no Centro

*O PMDB (agora MDB) teve uma sede enorme, em um casarão de dois pisos, onde foi a sede da Polícia Federal nos anos de chumbo. O PP teve sedes na Riachuelo e na Presidente, enquanto que o PT teve seu endereço político em três locais: Avenida Rio Branco, Duque de Caxias e Venâncio Aires. O PDT, igualmente, teve uma ampla sede na Rua André Marques, no Centro.

*Com a escassez de recursos, os partidos, inclusive os graúdos, optam por alugar prédios somente em anos eleitorais para funcionamento dos comitês de campanha

*As reuniões de diretório, convenções e plenárias são realizadas na Câmara de Vereadores, em restaurantes ou até mesmo na casa de filiados. A executiva do MDB, por exemplo, reuniu-se na casa da ex-presidente Magali Marques da Rocha. E assim tem sido há anos

*Atualmente, só o PT tem um endereço particular que funciona como uma espécie de sede. É o escritório regional do deputado estadual Valdeci Oliveira, usado em conjunto pelos aliados do deputado federal Paulo Pimenta, hoje ministro do governo Lula

Paralelo 29 passa a ter duas colunas de Política e bastidores de Santa Maria e região

Quem terá o apoio do ministro?

Sid, ex-assessor de Pimenta, deverá ser o candidato do ministro em 2024/Foto: Reprodução, Facebook

*Historicamente, os deputados petistas sempre tiveram seus candidatos preferidos para vereador em Santa Maria. Isso desde os tempos em que Marcos Rolim foi deputado estadual e, depois, federal.

*Certa feita, Rolim fez um panfleto em que apoiava quatro candidatos a vereador na cidade. É claro que só pode votar em um deles, mas foi uma forma de manter a boa política interna

*Valdeci Oliveira e Paulo Pimenta sempre tiveram seus candidatos preferenciais para vereador, o que não é nenhuma exclusividade petista. É assim em todos os partidos. Mas o que chama a atenção é que eles vão mudando a cada eleição.

*Daniel Diniz, Helen Cabral e Ricardo Blattes foram alguns vereadores que tiveram o apoio do grupo de Pimenta. Eram chamados de “candidatos do Pimenta”. Cada um em uma eleição

*Pois agora, há pelo menos três nomes alinhados ao ministro da Secom que deverão concorrer a vereador no ano que vem: Diniz, Helen e Sidinei Cardoso, atual presidente do PT na cidade.

*Sid, como é conhecido, seria o candidato preferencial de Pimenta para a Câmara Municipal no ano que vem. Cenário projeta uma briga acirrada entre candidatos petistas em 2024.

*Sid confirma que vai buscar uma candidatura para vereador. Mas, como presidente do PT, diz que isso ocorrerá “se (for para) somar e ampliar a bancada do PT de Santa Maria”.

*Ex-assessor de Pimenta, Sid é o atual chefe de Gabinete do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi. Migrou para a Assembleia Legislativa assim que Pimenta se licenciou para ser ministro.

PARALELAS: PDT/SM continua com direção provisória, e ex-reitor é o nome da hora

Urucubaca no Legislativo

Coronel Vargas teve um mal-estar na sexta-feira, enquanto despachava no gabinete/Foto: AICVSM

*A semana que se encerrou não foi boa para dois vereadores. Paulo Ricardo Pedroso (PSB) se machucou em um acidente de carro na noite de quinta-feira (1º). Coronel Vargas (PP) passou mal em seu gabinete, na manhã do dia seguinte.

*Ambos foram para o hospital e tiveram que se submeter a baterias de exames. Paulo Ricardo já está liberado. Vargas, por sua vez, também está em casa, mas por recomendações médicas, deverá ficar de molho esta semana.

*Em princípio, o vereador do PP não terá necessidade de uma licença médica por mais dias. Mas se ele precisar se licenciar por um período mais longo para tratar da saúde – a partir de 15 dias – quem assume é o líder comunitário Zaloar Soares (ex-PSB e primeiro suplente do PP).

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn