Ações da Semana do Meio Ambiente também incluíram plantio de 46 árvores em diversas regiões da cidade
A Prefeitura de Santa Maria recolheu 35 toneladas de lixo e resíduos durante ação do programa Descarte Legal realizada nesta quarta-feira (7), no Bairro Campestre do Menino Deus e na Estrada do Perau, que liga a cidade ao município de Itaara. A ação ocorreu na Semana do Meio Ambiente.
Conforme a Prefeitura, equipes das Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), recolheram itens como colchões, poltronas, cadeiras e sofás que haviam sido largados pelos moradores nas calçadas do bairro.
Materiais aproveitáveis irão para a Asmar
Os resíduos rejeitados serão destinados ao aterro sanitário, enquanto que os materiais com possibilidade de reciclagem serão destinados à Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar).
Dos resíduos recolhidos, os rejeitos serão destinados ao aterro sanitário. Já os materiais com possibilidade de valorização serão destinados para a Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar).
O Campestre do Menino Deus, na região Nordeste da cidade, fica localizado em uma área de mata atlântica, importante para a preservação ambiental, que abrange os rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim, o Parque dos Morros, a Barragem do DNOS e o futuro Parque da Barragem.
Plantio de 46 árvores na cidade
Além do recolhimento de resíduos, as equipes plantaram 46 árvores. A Prefeitura replantou árvores suprimidas por ruas do município, muitas delas danificadas por vandalismo. O maior número de mudas plantadas foi na Avenida Walter Jobim, que em breve terá em sua extensão 18 ipês-roxo.
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) acompanhou as equipes no turno da tarde, quando houve o plantio de árvores. Ele destacou a importância das ações para o meio ambiente.
“Plantar árvores, ou mesmo replantar alguma que sofreu dano, é muito significativo e marcante, ainda mais durante a Semana do meio Ambiente”, disse Pozzobom.
Segundo o coordenador setorial da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Juliano Dalcol, foram recolhidos com o caminhão compactador três toneladas de resíduos descartados irregularmente; a equipe responsável por focos de resíduos, que é o resíduo que fica exposto em vias públicas e terrenos, recolheu 31 toneladas; para a Asmar, foram encaminhados 2,5 toneladas de material.
ÁRVORES REPLANTADAS
Locais e tipos de árvores que a Prefeitura replantou:
- Avenida Presidente Vargas -5 Jacarandás
- Avenida Governador Walter Jobim – 18 Ipês-roxos
- Rua Professor Teixeira – 4 Ipês-brancos, 1 Extemosa e 2 cerejeiras do Japão
- Avenida Liberdade Capelas – 4 Ipês-roxos
- Rua Prefeito Heitor Campos – 4 Exremosas
- Área Verde Residencial Ouro Verde – 6 Ipês-roxos
- Rua Venâncio Aires – 1 Ipê-roxo
- Transplante – Área Verde para Residencial Ouro Verde -1 butiazeiro
DESCARTE LEGAL
O Programa Descarte Legal teve início em 2019 com o propósito de oferecer ao contribuinte um local adequado para destinar os bens inservíveis (móveis, por exemplo). Ele foi ampliado e passou a abranger todas as ações de recolhimento de resíduos sólidos do município, como as Coletas Domiciliares (Convencional e Conteinerizada), a Coleta de Focos e a Coleta Seletiva.
Na página, você encontrará informações sobre todos os serviços prestados na área de Gestão de Resíduos Sólidos em Santa Maria e ainda poderá protocolar reclamações, sugestões e solicitações por meio do canal Linha Verde.
Em relação aos resíduos descartados de forma irregular em áreas públicas do Município, eles são recolhidos pelo serviço de Coleta de Focos – aproximadamente 7,5 toneladas por ano de resíduos são removidas por meio desse serviço. Denúncias sobre a existência de focos também podem ser realizadas pelo canal Linha Verde.
(Com informações de Rodrigo Ricordi – Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Santa Maria)