Paralelo 29

ZINN: Prédio abandonado da Rio Branco & O Curioso Caso de Benjamin Button

Foto: Divulgação CJ

ROBSON ZINN – ADVOGADO COM ESPECIALIZAÇÃO E MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Estamos mudando e mais perto do que nunca de ver a concretude de uma Santa Maria mais bonita. Em breve, o cenário urbano será outro. Ok, nada de tão revolucionário, mas inédito.

Quero falar de prédios arrojados e espaços públicos revitalizados. A Praça Saldanha Marinho já tem homens da Construtora Jobim trabalhando (investimento referente a uma contrapartida) e o Calçadão se encaminha para o fim de suas obras.

Acredito que um dos maiores benefícios que nossa cidade teve nesta Administração foi desemaranhar o problema histórico do Prédio da Avenida Rio Branco, o nosso elefante branco de estimação.

Enfim, uma solução. Enfim, um uso. No imaginário santa-mariense, o prédio da Avenida Rio Branco é como o filme O Curioso Caso de Benjamin Button, parece que já nasceu velho, com idade avançada, com rugas e vincos. Agora, cinquenta anos depois, ele vai ficar novo.

O espaço público é o local de convivência social e dele se tem o reflexo de muitos aspectos da sociedade. Quando entes públicos tomam rédeas de problemas estruturais e soluções são priorizadas, o cidadão se sente valorizado e valoriza a sua cidade.

Existe uma teoria, a das janelas quebradas, que pode ser sumarizada na ideia de que, se uma janela de um edifício for quebrada e não receber logo reparo, a tendência é que passem a jogar pedras nas outras janelas, e posteriormente passem a ocupar o edifício e destruí-lo.

Faz sentido, não? O prédio da Avenida Rio Branco recebeu pedras por muitos anos. Na administração Schirmer, a avenida foi reformada, mas sem solução para o edifício.

Enfim, ele ainda está cravado lá, sujo, na avenida histórica que exibe arte decó que se compara, em conjunto, a Miami. Comemoro muito este passo da Administração Pública e minhas palavras são quase velhas, pois, em breve, um residencial será construído e trará dignidade novamente a todos nós.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn