Rajadas de vento atingiram 100 km/h; cidades da Região Metropolitana e do Litoral Norte foram as mais atingidas
O ciclone extratropical que chegou ao Rio Grande do Sul na noite dessa quinta-feira (15) provocou morte e destruição com forte ventania na madrugada desta sexta (15).
Pelo menos 16 municípios foram atingidos. Um jovem de 13 anos morreu com uma descarga elétrica em São Leopoldo e há quatro desaparecidos.
Várias cidades gaúchas registraram alagamentos e tiveram estradas bloqueadas, transportes afetados e queda de energia elétrica. Ruas cederam e árvores caíram em cidades como Porto Alegre e Capão da Canoa, esta no Litoral Norte, uma das regiões mais atingidas. Voos foram cancelados no Estado.
Caos no Litoral Norte
Em Maquiné, no Litoral Norte, a Prefeitura pediu que os moradores saíssem de suas casas após alagamentos provocados pelas fortes chuvas. Já em Porto Alegre, onde houve quedas de árvores, o prefeito Sebastião Melo (MDB) pediu que os moradores evitassem deslocamentos.
Em Capão da Canoa, Litoral Norte, o Hospital Santa Luzia ficou inundado com a água da chuva entrando pelas janelas. Ruas cederam e árvores caíram na cidade litorânea.
Em Tramandaí, outra cidade do Litoral Norte, foi registrada ventania com rajadas de mais de 100 km/h. em algumas cidades, como São Leopoldo, na Região Metropoliana, chouve ao menos 200 milímeros nas últimas 24 horas. Conforme as concessionários de energia elétrica, o Estado tem pelo menos 460 mil pontos sem luz.
Ciclone se mantém nesta sexta no RS
De acordo com reportagem do site G1RS, o ciclone extratropical deve se manter no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, provocando ainda mais chuva e rajadas de vento nas regiões Central, Norte e Leste.
Conforme o instituto Climatempo, o ciclone extratropical deve se aprofundar em todo o litoral da Região Sul do Brasil, dando origem a uma nova frente fria que causará mais chuvas intensas e volumosas, bem como rajadas de vento forte em todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Previsão para o final de semana
Já a previsão da Climatempo para o final de semana indica que neste sábado (17) o tempo deverá ficar firme em boa parte do Rio Grande do Sul.
No entanto, nas regiões Nordeste, Litoral e em alguns pontos da Serra deverá chover durante o dia, porém de forma menos intensa. Nessas regiões também estão previstos ventos com rajadas de 60 km/h.
Para domingo (18), a previsão é de que uma massa de ar de origem polar – fria e seca – deve avançar pelo Rio Grande do Sul, gerando geada. A previsão é de um domingo com tempo firme no Estado e baixas temperaturas. A chuva poderá voltar na segunda-feira (19).
Ainda conforme o instituto Climatempo, há possibilidade de haver mais temporais no Rio Grande do Sul entre os dias 25 e 29 de junho e mais duas frentes frias.
(Com informações do G1RS)