Paralelo 29

Prefeitura de Santa Maria reabre inscrições para castrar cães e gatos

Foto: Divulgação SEC, PMSM

O cadastro para machos e fêmeas no serviço gratuito ocorrerá no dia 4 de julho, das 14h às 17h, no hall do Centro Administrativo Municipal

A Prefeitura de Santa Maria abrirá a 2ª etapa de inscrições de cadastros para as cirurgias de castração de cães e gatos a serem realizadas no Castramóvel. Desta vez, animais machos também serão incluídos no serviço. A cirurgia em machos será realizada em clínica médica veterinária terireizada.

Os proprietários interessados em utilizar o serviço gratuito deverão realizar o cadastro no dia 4 de julho, das 14h às 17h, no hall da Prefeitura (Rua Venâncio Aires, 2.277 – Centro).

Cada família poderá inscrever no máximo três animais. A Superintendência de Bem-Estar Animal lembra que o Castramóvel atua com foco em famílias em situação de vulnerabilidade social. Tira dúvidas e mais informações pelo e-mail castracao.sma@gmail.com ou pelo telefone (55) 3174-1543. 

COMO FAZER O CADASTRO

  • Quando – terça-feira, 4 de julho, das 14h às 17h
  • Onde – Hall da Prefeitura (Rua Venâncio Aires, 2.277 – Centro)

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Na data, os interessados precisam ter em mãos cópias de: 

  • 1) Folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico) atualizado 
    2) Carteira de Identidade
    3) CPF
    4) Comprovante de residência
    5) Uma foto do animal que irá para castração

Cirurgias serão entre julho e agosto

Nessa etapa serão aceitas inscrições para até 60 fêmeas (caninas e felinas) e 60 machos (caninos e felinos) que serão atendidas nos meses de julho e agosto.

A Prefeitura de Santa Maria comunicará as datas e os horários das castrações posteriormente, entrando em contato com os cidadãos por ligação telefônica.

A Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal ressalta que a medicação pós-operatória e demais materiais que possam ser necessários, como colar elizabetano e roupa cirúrgica, deverão ser adquiridos pelos proprietários dos animais. Esses e outros detalhes sobre o procedimento estão no regulamento

SAIBA MAIS SOBRE A CASTRAÇÃO

  • O animal deve estar com 12 (doze) horas de jejum total (sem comida e sem água)
  • Levar roupa cirúrgica de tamanho adequado ou colar elizabetano para o animal
  • Estar no local 10 minutos antes do horário marcado
  • Aguardar a castração ou estar de prontidão para buscá-lo no assim que for avisado
  • As cirurgias duram em torno de 3 a 4 horas
  • Comprometer-se com o pós-operatório comprando a medicação e ministrando-a corretamente;
  • Devem ter idade mínima de 06 (seis) meses e máxima de 08 (oito) anos
  • Devem estar em bom estado de saúde e higiene
  • Não podem estar com pulgas e carrapatos
  • Não podem estar no cio
  • Não podem estar amamentando ou com leite nas mamas (fêmeas)
  • Não podem ter tumor de mamas
  • Não podem estar com sarna, diarreia, fraca ou debilitada
  • Não podem ser portadores de TVT (fêmeas e machos) ou com tratamento  quimioterápico em andamento
  • Estar vermifugado
  • Importante não estar acometido por doenças infectocontagiosa.

O CASTRAMÓVEL

O Castramóvel é gerido pela empresa Ninagut Consultoria Veterinária, de Minas Gerais, vencedora da licitação, com contratação de profissionais de Santa Maria para atuarem no Castramóvel.

O trailer é puxado por um veículo da própria Prefeitura, dirigido por um servidor público. A clínica terceirizada por processo licitatório foi a Clínica Sawas para a realização das castrações de machos.

PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

Os procedimentos serão a ovariohisterectomia, que consiste na retirada dos ovários e do útero das fêmeas, e a orquiectomia, que é a retirada das gônadas dos machos. O material cirúrgico, os anestésicos e os medicamentos ficarão sob responsabilidade da empresa contratadas.

O Castramóvel será utilizado somente para fêmeas, pois elas costumam apresentar mais problemas reprodutivos, como tumores venéreos, infecções uterinas e neoplasias mamárias (câncer). A clínica licitada atenderá a castração de machos.

(Com informações de Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn