Paralelo 29

Prefeitura divulga serviços que alertam para a violência contra idosos

Foto: João Alves, SEC, PMSM

Atividades que garantem os direitos da população são realizadas durante o ano todo

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizaram na tarde desta quinta-feira (22) uma ação na Praça Saldanha Marinho em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho.

Considera-se violência contra o idoso “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”. 

No local, foram realizadas apresentações musicais pela Banda da Brigada Militar e pelo Grupo do Sesc – Maturidade Ativa. Também estiveram presentes, profissionais do CREAS e da Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICOI) de Santa Maria. O objetivo foi esclarecer dúvidas de quem passava pela praça, realizar atendimentos e conversar com os idosos.

“Sempre que uma pessoa idosa ou alguém que tenha conhecimento que existe uma pessoa idosa sofrendo algum tipo de violência, pode ir diretamente na delegacia realizar a denúncia ou ainda pelos canais de atendimento, que uma equipe irá investigar a situação”, explica a delegada Débora Dias.

Ela ainda ressalta que participar de eventos como esse traz mais proximidade com a comunidade que, por vezes, fica receosa em solicitar ajuda, e nesse momentos de descontração se sente mais segura.

O secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, reforça a importância de ações de conscientização, e reafirma que essa população não está sozinha sendo atendida pelos serviços do Município.

Além disso, durante o ano todo, o Município oferece serviços como o benefício assistencial ao idoso e à pessoa com deficiência, Carteira do Idoso, que dá direito a gratuidade ou desconto de 50% nas viagens interestaduais e intermunicipais e ainda nas casas de acolhimento. 

Quais são os tipos de violência contra o idoso? 

A mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.

Há ainda, a autonegligência, que é quando a pessoa idosa possui uma conduta que ameace sua própria saúde ou segurança, pela recusa de cuidados. 

O abandono acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.

Há, ainda, a violência física, quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte.

E a sexual, quando a pessoa idosa é incluída em ato ou jogo sexual, com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

A psicológica ou emocional é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.

Por último, há a violência financeira ou material, que é a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.

A Delegacia de Proteção ao Idoso funciona de segunda a sexta, das 8h30min ao meio-dia e das 13h30min às 18h. O Ciosp (153) atende 24h por dia, bem como o Disque 100, que é denúncia Anônima

SERVIÇOS DA PREFEITURA

CREAS

  • Endereço: Rua Doutor Astrogildo de Azevedo, 23, Bairro Centro, das 8h ao meio-dia. Telefones: (55) 3174-1519/ WhatsApp (550 99129-9183 

Conselho Municipal de Idosos 

  • Endereço: Rua dos Andradas, 1.465. Telefone: (55) 3921-7267

(Com informações de Tatiane Paumann, estagiária do curso de Jornalismo da UFSM – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn