Solenidade de abertura dos Jogos Escolares de Santa Maria ocorreu na tarde desta sexta-feira (23), no Centro Desportivo Municipal (CDM)
A Prefeitura, por meio das secretarias de Esporte e Lazer e de Educação, realizou, na tarde desta sexta-feira (23), a cerimônia de abertura simbólica dos Jogos Escolares de Santa Maria (Jesma), no Centro Desportivo Municipal (CDM). A competição teve início em 29 de maio, com os jogos de futsal.
O Jesma de 2023 conta com cerca de 4 mil alunos atletas inscritos, que representam mais de 70 escolas de Santa Maria em 22 modalidades esportivas.
“Fico muito feliz de ver todos que estão aqui, principalmente as nossas crianças e adolescentes. Acredito que o Esporte e a Educação andam juntas e podem fazer grande diferença na vida dos nossos jovens. Para os atletas, deixo esta mensagem: além de disciplina, tenham ousadia. Porque é preciso ser disciplinado, treinar para melhorar e aprender, mas sem ousadia é difícil chegar longe. Se arrisquem, acreditem em vocês. E vamos fazer de tudo para ganharmos, sempre lembrando que é importante se divertir no processo”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom.
O secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, deu as boas-vindas aos estudantes atletas e reforçou a fala do chefe do Executivo. Também agradeceu o empenho de todos que fazem o Jesma acontecer.
“Enquanto atleta, entendo o que este momento representa a todos vocês e espero que tenhamos um ótimo campeonato. O esporte é capaz de mudar vidas, por isso, reforço que esporte e educação remam juntas. E com a ideia de alcançar cada vez mais jovens, ano a ano ampliamos as modalidades esportivas do Jesma. Para incentivar e dar mais oportunidades. Agradeço a minha equipe por estar sempre empenhada pelo melhor. E peço que vocês valorizem as equipes de vocês, que são as pessoas que estão no dia a dia, lado a lado, com vocês. Um ótimo Jesma a todos nós”, finalizou Ribeiro.
Para a secretária de Educação, Lúcia Madruga, participar dos Jogos Escolares de Santa Maria é uma etapa feliz da vida, que ela espera que fique marcada positivamente na vida dos jovens atletas.
“Eu participei do Jesma quando era estudante, aqui em Santa Maria. Assim como vocês farão. E foi uma fase muito alegre da minha vida. Quando lembro de tudo que vivi durante os jogos, percebo que aprendi muito além do esporte. Aprendi a trabalhar em equipe, a motivar e ser motivada, fiz amizades e me diverti muito. Espero que vocês também aproveitem e guardem boas memórias deste momento”, pontuou Lúcia.
A solenidade de abertura contou apresentações da Banda de Música da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (Esfas), de ginástica rítmica, com representantes da Escola de Ginastas Roberta Padilha e de grupo de patinação artística.
Além disso, delegações de grande parte das escolas participantes se apresentaram durante a cerimônia com as bandeiras de cada instituição de ensino. As apresentações encantaram o público presente nas arquibancadas.
O Jesma 2023 traz seis novas modalidades: pádel, futevôlei, bocha, futebol de mesa, patinação e orientação. As modalidades coletivas são futsal, vôlei, vôlei de areia, futebol sete, basquete e handebol.
E as individuais são atletismo, judô, canoagem, skate, capoeira, tênis de mesa, xadrez, ginástica rítmica, golfe e a gincana Assampar (recolhimento de lacres de latinhas e tampinhas plásticas que serão destinados à campanha para aquisição de cadeiras para paraatletas).
Entre as autoridades presentes na solenidade de abertura do Jesma 2023, estavam o secretário municipal de Desenvolvimento Social, João Chaves, o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, e o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Tiago Lima. Representando a Câmara de Vereadores estavam o presidente da Casa, Givago Ribeiro, e o parlamentar Admar Pozzobom.
Também esteve presente o professor homenageado do Jesma 2023, Carlos Alberto Baldissera, o aluno homenageado evento, Gabriel Durlo, a coordenadora dos Jogos, Loiva Dias, e o delegado da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), José Luis Carlos Eggres. Ainda, a abertura contou com a assessora dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), Gyamara Rodrigues, o diretor do SESC Santa Maria, Flavio Dias, o representante do 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon), tenente Leandro, e o presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Ademir José da Costa.
O Jesma 2023 tem apoio de Brigada Militar, Guarda Municipal, 8ª CRE, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Complexo de Esportes e Lazer (Cesla) e escolas inscritas. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na Secretaria de Esporte e Lazer, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h, no telefone (55) 3174-1526 e WhatsApp (55) 99620-9130, e pelo e-mail novojesmasm@gmail.com.
Aqui você acessa a agenda completa do Jesma.
(Por Joyce Noronha – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)