Paralelo 29

Brigada Militar salva recém-nascido que estava engasgado em Santa Maria

Foto: Divulgação BM

Policiais socorreram o bebê de apenas dois dias de vida com a manobra de Heimlich

Policiais militares de Santa Maria salvaram um bebê de apenas dois dias, que se engasgou com leite materno, na noite de domino (25), na Vila Alto da Boa Vista, Bairro Nova Santa Marta, na região Oeste da cidade. A Brigada Militar foi acionada pela mãe do recém-nascido

O socorro foi prestado pelos soldados Amorim, Segatto, Billig e Mandarino, que foram acionadas pela mãe da criança quando faziam policiamento ostensivo na Rua dos Taxistas.

Mãe pediu socorro a brigadianos

A mãe, identificada como Leonarda, chegou com o filho Isaac no clolo pedindo ajuda, pois ele havia se engasgado enquanto era amamentado.

Com a chamada manobra de Heimlich, uma técnica utilizada por socorristas, os PMs conseguiram salvar o bebê. A criança foi apoiada sobre o braço, com a cabeça mais abaixo que o restante do corpo. Em seguida, um dos soldados deu cinco palmas entre os ombros da criança, de costas. Assim, Isaac recuperou os sinais vitais.

Após os primeiros socorros, a guarnição do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) conduziu mãe e filho até o Pronto Atendimento Municipal, no Bairro Patronato. para exames auxiliares.

O bebê ficou sob os cuidados do médico plantonista, que informou que a manobra realizada e o rápido socorro prestado pelos policiais foram fundamentais para salvar o pequeno Isaac.

Segundo caso este ano em Santa Maria

Este foi o segundo salvamento de criança engasgada feito pela Brigada Militar em Santa Maria este ano. Em 12 de abril, PMs salvaram Ana Clara, uma menina de um mês que também se engasgou com leite materno. O caso ocorreu no Bairro Camobi, zona Leste de Santa Maria.

O 1º tenente Leonardo e o soldado Alexandre estavam chegando no posto da Brigada Militar, que fica na Rua Erly de Almeida Lima, quando a mãe da criança, Pietra Fontoura de Oliveira, chegou com a bebê Maria Clara Fontoura de Oliveira, de apenas um mês.

Desesperada, a mãe pediu socorro porque a bebê havia se afogado enquanto era amamentada. Os policiais realizaram a mesma técnica de salvamento.

(Com informações do Setor de Comunicação Social do 1º RPMon)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn