Paralelo 29

Operação apreende 400 quilos de cocaína avaliados em R$ 16 milhões em São Luiz Gonzaga

Foto: Equipe do 14º BPM, Divulgação

Policia investiga uso de cidade como base para facções distribuírem drogas para o restante do Estado

Agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM) apreenderam uma carga milionária de cocaína em São Luiz Gonzaga, na região das Missões, na manhã desta sexta-feira (30).

Segundo o site da Secretaria Estadual de Segurança Pública, os agentes apreenderam 400 quilos de cocaína que estavam sendo transportadas em duas caminhonetes vindas da Região Metropolitana.

A carga de cocaína foi avaliada em R$ 16 milhões. As investigações, realizadas há pelo menos dois anos pela Draco, com a participação da Brigada Militar, apontam que facções da Região Metropolitana utilizam-se de aviões para transportar drogas para a região de São Luiz Gonzaga. De lá, as drogas são distribuídas para o restante do rio Grande do Sul.

Na manhã desta sexta-feira, agentes da DRACO e do 14 BPM apreenderam uma carga de cocaína avaliada em mais de 16 milhões de reais. Os 400 kg de cocaína estavam sendo transportados em duas caminhonetes vindas da região metropolitana.

Avião apreendido

Recentemente, em trabalho conjunto, a Draco e a Brigada Militar apreenderam um avião que estaria fazendo a rota do tráfico. Há indícios de que um grupo criminoso traz a droga diretamente da Bolívia.

O avião apreendido recentemente utilizava-se de sistema clandestino de reabastecimento em pleno voo, permitindo percorrer longas distâncias sem necessidade de pousar para abastecer.

Nesta sexta-feira, as informações iniciais indicaram que um avião branco, vindo da direção do Paraguai, teria levado a carga de cocaína para São Luiz Gonzaga.

Três suspeitos foram presos

Três suspeitos foram presos e conduzidos para interrogatório na Draco de São Luiz Gonzaga. A Draco e a Brigada Militar já haviam apreendido 30 quilos de cocaína em 2021. A droga era decorrente de outro arremesso feito na região de Roque Gonzales, município vizinho de São Luiz Gonzaga.

 As investigações apontam que São Luiz Gonzaga pode estar servindo de pista de pouso para facções que trazem drogas diretamente de países como Bolívia e Paraguai.

(Com informações da Polícia Civil do RS)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn