Partido tenta reencontrar discurso de sigla de centro, mas há resistências
A nata do MDB gaúcho desembarcou em Santa Maria, no sábado (1º), para um grande encontro regional, com participação das coordenadorias Centro, Quarta Colônia e Vale do Jaguari. Tudo para dar a largada na preparação do partido para as eleições municipais do próximo ano
Figuras como o ex-governador José Ivo Sartori, Cezar Schirmer, José Fogaça e o deputado federal Osmar Terra estiveram no evento, que reuniu, parlamentares, prefeitos e outras lideranças emedebistas, como os emergentes Beto Fantinel, secretário estadual de Assistência Social e principal nome local para a Prefeitura, e claro, Gabriel Souza, atual vice-governador.
PARALELAS: a reação dos bolsonaristas ao julgamento no TSE, os memes e a repercussão
Mobilização para 2024
Uma série de encontros com a denominação Mobiliza 15 – Semear Trabalho, partilhar conquistas será realizada em todas as regiões gaúchas neste ano.
Esse tipo de encontro já faz parte da história do MDB e sempre é realizado em vésperas de anos eleitorais como forma de mobilizar as bases de uma das principais siglas partidárias gaúchas.
O objetivo é estimular candidaturas a prefeito nos maiores municípios e cidades polos, como Santa Maria e Santiago, para citar as duas maiores cidades da Região Central.
PARALELAS: No RS, Bolsonaro defende apoiadores presos e ataca demarcação de terras indígenas
Beto Fantinel, o nome da vez
O presidente estadual do MDB, Fábio Branco, citou o nome de Beto Fantinel como possível candidato à Prefeitura de Santa Maria, quinto colégio eleitoral gaúcho e considerada uma das cidades que o partido quer retomar depois de duas gestões do então prefeito Cezar Schirmer (2008 a 2016).
“Vamos mapear o estado, onde o MDB precisa estar fortalecido para disputar. E neste contexto Santa Maria é importantíssima”, enfatizou Branco.
Atualmente, o MDB tem 136 prefeitos, 119 vices e 1.155 vereadores, além de três deputados federais, seis deputados estaduais e o vice-governador.
PARALELAS: “O Ipassp não vai quebrar”, diz presidente do Sindicato dos Municipários
Discurso conciliador do vice-governador
Coube ao vice-governador, que foi preterido por parte dessas mesmas lideranças nas eleições do ano passado, fazer um discurso conciliador e de reaproximação.
“O equilíbrio das contas no Estado é um legado iniciado no governo Sartori e temos que fazer disso não um fim, mas um meio de seguir melhorando a vida das pessoas”, disse Gabriel na presença de muitos que migraram para a candidatura do então ministro de Bolsonaro Onyx Loreonzi (PL), como o vereador santa-mariense Tubias Calil.
Paralelo 29 passa a ter duas colunas de Política e bastidores de Santa Maria e região
Posição de centro em meio à polarização
Com algumas exceções, as lideranças e quadros intelectuais emedebistas tentam reposicionar o MDB para o centro do espectro político do país, hoje dividido entre lulismo e bolsonarismo.
É o caso da cientista política Elis Radmann, fundadora do Instituto de Pesquisa de Opinião (IPO), que afirmou existir uma tendência de fortalecimento de um partido de centro no Brasil em meio à polarização entre esquerda e direita, e essa seria uma oportunidade para o MDB.
PARALELAS: MDB de Santa Maria vai cobrar mais da Prefeitura e “enquadrar” vereadores
Terra destoa…
Um dos líderes emedebistas mais identificados com o bolsonarismo, o deputado federal Osmar Terra é um dos poucos que destoa desse entendimento.
Ele continua alinhado ao ex-presidente, fez a sua defesa em relação ao julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tornou Bolsonaro inelegível, e mantém sua posição negacionista em relação à pandemia de covid-19.
Em vídeo gravado pelo vereador Tubias Calil, Terra sai em defesa de Bolsonaro, afirmando que o ex-presidente foi condenado por uma opinião e não por ter cometido algum crime de corrupção. É o mesmo argumento de outras lideranças bolsonaristas e do próprio Bolsonaro.
…mas não está isolado
Na avaliação de alguns participantes, posições radicais como a de Osmar Terra tendem a se isolar dentro do partido. Tanto que na sua vez de discursar, poucos ficaram para dar ouvidos.
Mesmo assim, não dá para desconsiderar e avaliar que Terra está isolado dentro do MDB. Pelo contrário, ele até pode não agradar aos setores mais arejados, mas mantém uma sólida base de apoio, que foi suficiente para garantir a sua reeleição com 103.245 votos, 16.940 a mais que na eleição anterior.
Para saber mais sobre o encontro do MDB em Santa Maria, eis aqui a versão do evento publicada no site do partido.