Paralelo 29

Feicoop ocorre neste fim de semana no Centro de Economia Solidária

Foto: João Vilnei, SEC, PMSM

Feira Internacional do Cooperativismo vai de sexta-feira a domingo, em Santa Maria

Os pavilhões e estandes do Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, no Parque da Medianeira, em Santa Maria, passam pelos últimos ajustes para receber expositores da 29ª Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (Feicoop), que ocorre de sexta-feira (7) a domingo (9).

Desde a última semana, equipes da Prefeitura e da organização do evento trabalham na montagem dos espaços destinados à comercialização de produtos e aos seminários, oficinas e atividades artísticas e culturais. Confira, aqui, a programação completa da 29ª Feicoop. A entrada é gratuita.

Para melhorar a infraestrutura do evento, a Prefeitura realizou diversos serviços nas proximidades do entorno do Parque da Medianeira, no Bairro Medianeira, no mês de junho.

Aumento da área coberta

Neste ano, houve aumento da área coberta para mais conforto aos expositores e ao público visitante. Haverá setores como artesanato, floricultura e alimentação em maioria.

Estão confirmadas as presenças de representantes de três geoparques da região, bem como representação indígena com espaços especiais. A agroindústria terá um pavilhão especial com mais de 70 expositores. Ainda, próximo à praça de alimentação terá um palco com programação artística.

Alterações no trânsito

A movimentação de veículos e caminhões é intensa nas proximidades do Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, no Parque da Medianeira.

Para melhor organizar o trânsito e oferecer mais segurança para quem circula pelo local, como motoristas, pedestres, expositores, organização do evento e visitantes, a Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), informa as alterações no trânsito que iniciam nesta quarta-feira (5), e seguem até domingo (9).

O QUE MUDARÁ NO TRÂNSITO

  • Bloqueio total na Rua Heitor Campos, entre as ruas Atlântida e Imbé, acesso local apenas para moradores. O trecho fica em frente aos pavilhões da 29ª Feicoop. O bloqueio neste trecho deve seguir até a próxima quarta-feira (12), para que ocorra a desmontagem das estruturas
  • Rua Heitor Campos, a partir da Rua Atlântida, em uma extensão de cerca de 100 metros, no lado direito será somente área para embarque e desembarque, e no lado esquerdo da via fica proibido parar e estacionar
  • Rua Atlântida, no lado direito estacionamento para táxi, e no lado esquerdo da via será proibido estacionar
  • Na Rua Atlântida, próximo à Rua Capão da Canoa, haverá disponibilidade de vagas de estacionamento para idosos
  • Rua Imbé ficará o setor de carga e descarga
  • Rua Heitor Campos, próximo à Rua Imbé, haverá estacionamento para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), além da Unidade de Saúde do Município e viaturas policiais
  • Os locais estarão sinalizados e com equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana para garantir o fluxo no local e arredores

Espaço para manifestação política

Com o tema “Construindo a sociedade do Bem Viver: por uma ética planetária”, a feira é organizada pelo projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, e tem o apoio da Prefeitura, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A abertura oficial do evento ocorre nesta sexta, às 16h, no Palco da Feira. Já estão confirmados mais de 600 expositores da economia solidaria de vários estados brasileiros.

Em paralelo à feira, ocorre o Levante da Juventude, uma programação ampla de debates e de formação, e uma das mais extensas programações culturais e artísticas já montadas.

(Por Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)


Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn