FABIO S. VASCONCELOS – PSICANALISTA CLÍNICO E INSTRUTOR CORPORATIVO DE SOFT SKILLS
O estudo do INCONSCIENTE nos revela que todos nós possuímos um lado sombrio, uma parte oculta e complexa de nossa psique.
Esse LADO “SOMBRA” é composto por desejos, impulsos e emoções que muitas vezes reprimimos ou negamos conscientemente. No entanto, é importante reconhecer que esse aspecto tem tanto um lado negativo quanto positivo em nossas relações.
O aspecto “SOMBRA” pode manifestar-se por meio de comportamentos e atitudes que podem prejudicar nossas relações interpessoais.
Pode ser expresso através da raiva, inveja, ciúme, manipulação ou até mesmo COMPORTAMENTOS agressivos.. Quando não somos conscientes desse aspecto e não nos integramos, podemos projetá-lo nos outros, causando conflitos e distanciamento emocional.
No entanto, é fundamental compreender que o lado sombrio de cada um também possui seu aspecto POSITIVO. Essa parte de nós contém energias instintivas e criativas que, se bem direcionadas e integradas, podem contribuir para o crescimento pessoal e APROFUNDAMENTO das relações.
Por exemplo, a capacidade de enfrentar e lidar com nossos medos e negações pode nos tornar mais resilientes e corajosos. Ao reconhecer nossas fraquezas, podemos desenvolver maior empatia e compaixão pelos outros.
Ao descobrir como se desenha o nosso lado sombrio no INCONSCIENTE e explorar essas partes ocultas de nós mesmos, traremos à tona o que está reprimido, desenvolvendo uma relação mais equilibrada com nossa psique, aproveitando seus aspectos positivos e minimizando os negativos em nossas relações.
É IMPORTANTE lembrar que todos nós carregamos o lado “Sombra” dentro de nós, até mesmo aquela “freirinha anciã” mais doce, e o “Sadhu” indiano mais devoto que você conhece…
Portanto, ao explorando e integrando nosso lado “Sombra”, podemos encontrar um equilíbrio entre suas características negativas e positivas.
Dessa forma, podemos desenvolver relações mais autênticas e saudáveis, baseadas na aceitação mútua e no crescimento pessoal. E você, estava achando que no seu inconsciente só havia LUZ?