Paralelo 29

Programa Descarte Legal arrecada cerca de 110 toneladas de resíduos recicláveis em dois meses

Foto: Ariéli Ziegler, SEC, PMSM

Sistema de Coleta Seletiva pode melhorar com o auxílio da população na separação dos materiais recicláveis

O Programa Descarte Legal, coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, completa dois meses de atividades neste sábado (8). Neste período, foram arrecadados cerca de 110 toneladas de resíduos recicláveis.

O Descarte Legal é um sistema de Coleta Seletiva no Município que funciona por meio de contrato com a Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar).

No primeiro mês, de 8 de maio a 7 de junho, foram 60 toneladas de resíduos recicláveis vendidos. Já de 8 de junho a 7 de julho foram arrecadadas mais 50 toneladas de materiais.

O superintende de Monitoramento e Fiscalização dos Serviços de Água e Esgoto, o engenheiro civil Ivan Nazaroff, que está à frente do Programa Descarte Legal, destaca que estes primeiros meses são de adaptação. C

ontudo, reforça que é necessária a participação dos moradores de Santa Maria no momento do descarte de resíduos, pois na triagem são encontrados muitos materiais não recicláveis ou contaminados.

“No segundo mês do Descarte Legal em Santa Maria, foram coletadas e separadas 50 toneladas de materiais recicláveis. Nas áreas atendidas pela coleta noturna, foi constatado um volume menor de materiais recicláveis, e uma porcentagem maior de contaminação por materiais orgânicos. Isso indica que muitas pessoas não estão fazendo a separação adequada e ainda estão descartando resíduos que deveriam ser destinados à coleta doméstica em dias em que não há coleta na região. É importante ressaltar que a manutenção da limpeza da cidade é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população. Muitas pessoas ainda não compreendem que sua responsabilidade vai além de simplesmente colocar os resíduos na rua para a coleta. Cuidar de como o lixo é armazenado, usar as lixeiras adequadas e, principalmente, seguir os dias e horários corretos são essenciais para o bom funcionamento do sistema de coleta”, salienta Nazaroff.

O segundo mês da iniciativa registrou 1.868 quilômetros rodados com o caminhão de coleta, entre os bairros e os condomínios cadastrados para a Coleta Seletiva. E, conforme a coordenação do Descarte Legal, são 80 locais registrados para a coleta Ponto a Ponto (leia mais sobre abaixo) e 14 já estão inclusos na rota do veículo da Asmar, em fase de adaptação.

A Coleta Seletiva é feita de duas formas: Porta a Porta e Ponto a Ponto. A modalidade Porta a Porta é aquela em que o caminhão da Asmar passará semanalmente em todas as vias de determinado bairro coletando os resíduos propriamente armazenados e dispostos em frente aos imóveis.

E a Ponto a Ponto será realizada por meio de agendamento, contemplando, neste primeiro momento, condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais de todas as regiões da cidade desde que cadastrados pela Prefeitura.

O agendamento deve ser feito pelos próprios condomínios e estabelecimentos comerciais em contato com o canal Linha Verde ou diretamente com a Asmar para agendar a coleta, pelo telefone (55) 98111-0146. No site da Prefeitura, há todo o passo a passo de como fazer o agendamento.

Cidadãos que tenham dúvidas sobre o Descarte Legal, podem contatar a equipe pelo canal Linha Verde.

SAIBA MAIS
portal Descarte Legal apresenta informações sobre dias e horários da Coleta Domiciliar nos bairros e na área central de Santa Maria, bem como as informações sobre a Coleta Seletiva, pela Asmar, com o cronograma de dias da semana nos bairros contemplados neste primeiro momento e os turnos de recolhimento dos resíduos.

Podem ser descartados itens como plásticos em geral, papel e papelão, vidros, metais, alumínio e aço, sucatas, embalagens cartonadas (caixas de leite e outros), óleo de cozinha e eletrônicos (veja mais detalhes abaixo), resíduos que devem estar livres de contaminação por material orgânico para que sejam reaproveitados pela reciclagem.

Além de informações sobre a Coleta Seletiva, o site do Descarte Legal também traz uma lista sobre onde destinar bens inservíveis. A lista mostra onde os resíduos podem ser descartados, ou quais empresas devem ser contatadas para o recebimento desses materiais.

O Descarte Legal também conta com apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) e da Universidade Franciscana (UFN).

DESCARTE LEGAL EM NÚMEROS
No segundo mês (junho):

  • Quilometragem rodada: 1.868 km
  • Condomínios com coleta: 14
  • Condomínios que se inscreveram e estão em fase de adaptação: 80
  • Toneladas/materiais vendidos: 50 toneladas

ROTEIRO DE COLETA SELETIVA: PORTA A PORTA
Coleta Diurna
Bairros e dias:
Tancredo Neves – segunda e quarta-feira
Camobi – terça e quinta-feira, e sábado
Pinheiro Machado – quarta e sexta-feira

Coleta noturna
Bairros e dias:
Nossa Senhora Medianeira – segunda-feira
Nossa Senhora de Lourdes – terça-feira
Nonoai e Noal – quarta-feira
Nossa Senhora das Dores – quinta-feira
Patronato e Duque de Caxias – sexta-feira
Menino Jesus e Nossa Senhora do Rosário – sábado

O QUE PODE SER DESCARTADO NA COLETA SELETIVA

  • Plásticos em geral: copos, garrafas, sacos/sacolas, embalagens pet (de refrigerante, óleo, vinagre), canos e tubos de PVC e embalagens de produtos de limpeza
  • Papel e papelão: jornais e revistas, folhas de papel, cartolinas e papel-cartão, rascunhos. Importante: não amasse nem molhe os papéis
  • Vidros: embalagens de vidro em geral (garrafas, copos, frascos de remédios vazios). Lembre-se de embrulhar bem os vidros quebrados em caixas ou garrafas pet para evitar acidentes
  • Metais, alumínio e aço: panelas, torneiras, latas de refrigerante e de cerveja (livres de resíduos contaminantes e tóxicos), ferragens, chapas, cobre, embalagens de marmitex (sem resíduos orgânicos), tubos de desodorante e enlatados
  • Sucatas: de ferro, cobre e arame
  • Embalagens cartonadas: embalagens de suco, leite e iogurte
  • Óleo de cozinha: devidamente acondicionado em garrafas pet, bem fechadas
  • Eletrônicos: CPU’s, estabilizadores, nobreaks, placas eletrônicas em geral, celulares, tablets, notebooks, fios e impressoras

(Por Joyce Noronha – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn