Paralelo 29

Vestibular UFSM volta a movimentar o campus para o início das provas

Foto: Ana Alícia Flores, UFSM

Além do campus sede, o vestibular também está sendo aplicado nos campi de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões

POR THAIS IMMIG – Estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias da UFSM*

Após nove anos, o campus volta a movimentar-se para receber os candidatos inscritos no Vestibular Extraordinário da Universidade Federal de Santa Maria 2023.

Na manhã deste domingo (9), teve início a aplicação das provas que contemplam as áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. A ocasião reuniu vestibulandos de diferentes regiões do estado e do país, acompanhados de seus familiares e de muita expectativa para o início das provas.

Dos 9.537, quase 8 mil pessoas foram esperadas para realizar a prova em Santa Maria. Além dos candidatos que buscam ingressar na instituição no segundo semestre deste ano, o vestibular extraordinário também foi uma oportunidade para realizar a prova como treineiro.

Esse é o caso da Ana Camila Montanha, de 17 anos. A estudante veio de Alegrete com o objetivo de tentar uma vaga em Farmácia nos vestibulares futuros. No momento que antecedeu a entrada no prédio em que o exame seria aplicado, ela conta que as expectativas eram boas e que o vestibular também foi uma oportunidade de conhecer o campus de Santa Maria pela primeira vez.

Quem também veio à cidade universitária para realizar a prova como treineiro foi o Guillermo Rodrigues Piovesan, de Ijuí, que se inscreveu para o curso de Arquitetura e Urbanismo.

Para o estudante do terceiro ano do ensino médio, é um momento para ter a experiência da prova e entender o que esperar em exames posteriores.

“É bom aprender desde agora a lidar com esses momentos de nervosismo e ansiedade para, mesmo assim, conseguir fazer uma excelente prova e me preparar para os vestibulares que virão”, complementa.

Antes do início da prova houve movimentação intensa de estudantes e de familiares/Foto: Gabriel Ecobar

O momento que antecedeu o início das provas foi marcado pela movimentação de estudantes e de familiares que acompanharam os candidatos. Karine Schuster esteve junto com a filha Lauren, no prédio 70, antes da entrada para a sala de provas. A santa-mariense Lauren busca uma vaga no curso de Educação Física da UFSM – Universidade que, desde pequena, sonha em ingressar.

“Estou tranquila agora e torcendo para que dê tudo certo. Espero não me desesperar durante a prova, na verdade”, brinca Lauren.

Cayo Rocktroh Sprenger, de Novo Hamburgo, e a Ellen Jacoby, de Gramado, viajaram até Santa Maria para tentar uma vaga no curso de medicina. Eles contam que apesar da expectativa para o início das provas, estão felizes com mais uma opção de ingressar no ensino superior por meio do vestibular.

“Eu vim, mesmo sendo longe, porque é mais uma oportunidade de ingressar no curso que eu desejo”, afirma Ellen. Eles vieram acompanhados de outros candidatos do cursinho Método Vestibular – que organizou uma excursão com nove ônibus vindos de diferentes cidades da região metropolitana.

As provas do Vestibular Extraordinário iniciaram às 08h, em 16 prédios localizados na cidade universitária. À tarde, a partir das 14 horas, serão aplicadas as questões de Linguagens e a redação.

(*Com edição da jornalista Mariana Henriques; fotos de Gabriel Escobar, estudante de jornalismo e voluntário da Agência de Notícias da UFSM)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn