Associação pediu que estrutura fosse removida
Depois de 10 anos e meio instalada na Praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria, a Tenda da Vigília da Kiss foi retirada do local. A retirada foi resultado de um acordo entre a Prefeitura e a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).
Segundo a Prefeitura de Santa Maria, a desmontagem da estrutura, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (14), foi uma solicitação da AVTSM ao governo municipal.
Com a chegada do inverno, a Tenda da Vigília estava sendo ocupada por moradores de rua. Uma equipe da Secretaria de Assistência Social encaminhou as pessoas que estavam dormindo no local para casas de passagem do município. Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos fez a limpeza do local. Toda a ação foi acompanhada pela Guarda Municipal.
Programação itinerante
De acordo com a AVTSM, com a retirada da tenda, a programação mensal que ocorre nos dias 27 e cada mês será substituída por ações itinerantes.
A estrutura foi montada em abril de 2013 para que os familiares pudessem fazer vigília todos os meses, sempre dia 27. O local se tornou um ponto simbólico de encontro de familiares de vítimas da boate Kiss após a tragédia que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos em 27 de janeiro de 2013.
A AVTSM pretendia construir um pequeno memorial às vítimas da tragédia no local onde estava a Tenda da Vigília. A ideia foi confirmada em dezembro de 2021, logo após o júri do caso. Por enquanto, apenas a construção do memorial no terreno onde fica o prédio da boate está confirmado.
(Com informações de Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)