Paralelo 29

ABDON: Desejos e ações dos visitantes nos Destinos Turísticos

Cascata do Caracol, Canela, RS/Foto: Divulgação, Ministério do Turismo

ABDON BARRETTO FILHO – ECONOMISTA E MESTRE EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

Os Destinos Turísticos possuem ofertas geográficas, históricas, culturais, equipamentos e serviços diferentes que podem atrair visitantes diversas.

Alguns Destinos Turísticos já identificaram seus pontos fortes, assim como encontraram seus destaques através de construções e continuidades das gestões públicas e privadas.

Apresentam posicionamentos nos mercados emissores, independentes das pressões de neófitos inexperientes que apenas querem marcar presenças durantes seus mandatos políticos, destruindo as conquistas anteriores.

Na realidade, para que o Destino Turístico tenha sucesso é indispensável a continuação do planejamento e da gestão da Política Pública, das parcerias públicas e privadas e investimentos.

São ações que envolvem oito, doze, dezesseis anos, envolvendo vários mandatos políticos, independentes das ideologias.

Os visitantes buscam motivações para atenderem suas necessidades como turistas de lazer, entretenimento, segmentos, nichos da oferta turística ou para visitas aos parentes e amigos.

Podem viajar a fim de cumprirem uma série de atividades profissionais e acadêmicas como: participações de eventos e reuniões diversos, inclusive para negócios e investimentos.

Na realidade, as motivações são diversas e envolvem os desempenhos da Economia local e as estruturações das ofertas adequadas às expectativas das demandas regionais, estaduais, nacionais e internacionais. A infraestrutura é fundamental porque pode garantir o ir e vir, com acessos, sinalizações, sistemas de segurança, serviços profissionais, entre outros.

O Turismo Urbano acontece quando a cidade é boa para o habitante e para o visitante. Com o cenário diagnosticado, surge a necessidade da promoção e da divulgação capazes de atraírem atenções, interesses, desejos e ações.

Sem a comunicação integrada é muito difícil competir no mercado de bens e/ou serviços turísticos. São infinitas possibilidades para atraírem visitantes ávidos para encontrarem novas motivações na busca eterna pelos momentos felizes ou simplesmente, conhecerem pessoas e novas culturas.

Logo, investimentos em mídias tradicionais e digitais devem fazer parte dos orçamentos públicos e privados para atraírem compradores, investidores e visitantes.

Ao receberem mensagens informativas, criativas e constantes, os visitantes podem optar pelo Destino Turístico que participa do mercado.

Ninguém pode gostar ou não de um determinado bem e/ou serviço oferecido, se não houver informações fidedignas. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser uteis. Pensem nisso.

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