Paralelo 29

Luto na música gaúcha: RS dá adeus a Ivonir Machado, Rei da Vaneira

Foto: Reprodução Facebook

Músico integrou o grupo musical Garotos de Ouro, criado em Cruz Alta e que levou a música gaúcha a outros rincões do país

A música tradicionalista gaúcha está de luto. Morreu na sexta-feira (4), aos 63 anos, o músico Ivonir Machado, do conjunto musical Garotos de Ouro, criado em Cruz Alta e responsável por levar a música de galpão do Rio Grande do Sul para outros rincões do Brasil.

Ivonir é irmão de Airton Machado, vocalista do grupo, que morreu em um acidente de trânsito em setembro de 2021, em Santa Catarina. Ivonir estava internado desde 26 de julho no Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis (SC).

Em 2018, o músico sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em Florianópolis. Desde janeiro do ano passado, Ivonir morava na Fazenda Lar Vô Ziza, uma Instituição de Longa Permanência para pessoas idosas, em Santa Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. Segundo a Rádio Cruz Alta, Ivonir teve uma pneumonia e, por isso, fora internado.

Ivonir e o irmão, Airton Machado, fundaram o grupo Garotos de Ouro, em 1976. Filho de gaiteiros, Ivonir pegou o gosto pela música ainda na infância. Os dois irmãos ficaram conhecidos como Irmãos Machadinho antes da fundação do Garotos de Ouro.

Segundo a Rádio Cruz Alta, o músico fazia uma média de 23 shows por mês quando estava na ativa. Entre seus feitos estão cinco discos de ouro e um de platina. Entre as músicas de sucesso do grupo estão “Vuco-vuco” e “Me dá um beijo”.

O corpo de Ivonir foi velado em São José, na Grande Florianópolis. Nas redes sociais, artistas, amigos e fãs prestaram homenagens ao Rei da Vaneira.

(Com informações do G1SC e da Rádio Cruz Alta)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn