Por Lenon de Paula – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria
A segunda edição da maior festa de recepção aos calouros da Região Central terminou nesta quinta-feira (10), mas os trabalhos continuam. A Calourada de Inverno 2023, evento promovido pela Prefeitura, recebeu cerca de 43,1 mil pessoas entre as noites de segunda-feira (7) a quinta-feira (10), na Gare, o que gerou cerca de 4,8 toneladas de resíduos.
A estrutura deste megaevento envolveu uma área total de 4 mil m², com cobertura de 1,2 mil m² e 54 banheiros químicos disponibilizados ao público. A limpeza, instalação elétrica e iluminação do evento foram de responsabilidade de servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Segundo o coordenador setorial da pasta, Juliano Dalcol, foi coletada uma média de 1,2 tonelada de resíduos na Gare em cada noite do megaevento, chegando a um total de cerca de 5 toneladas. Todo o lixo foi encaminhado à Central de Tratamento de Resíduos da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), no distrito de Boca do Monte.
“Como os contêineres – onde os resíduos são alocados no decorrer de cada noite – ficam na Gare, durante o evento ocorreu o garimpo voluntário, em que as pessoas coletam o material reciclável, o que pra nós é bom, pois ajuda a diminuir o volume final. Todo resíduo coletado foi destinado ao aterro sanitário da CRVR em Santa Maria. A coleta ocorre por meio de contêineres. A Prefeitura entrou com equipe de varrição para a limpeza da Gare, e todo material varrido foi para os contêineres”, explica Dalcol.
A Calourada de Inverno 2023 é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (DCE-UFSM), da Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism) e do Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria.