Texto atualizado às 12h38min para novas informações
Jair João Franz foi baleado quando chegava em casa na noite dessa quinta-feira; ele já recebeu alta
O governador Eduardo Leite (PSDB) determinou que uma força-tarefa composta pela Polícia Civil, Brigada Militar e outros órgãos de Segurança Pública realize operações para prender os responsáveis pelo ataque ao promotor Jair João Franz, que foi baleado na noite desta quinta-feira (17), em Teutônia.
Franz, que atua na 1ª Vara Criminal de Teutônia, foi baleado quando chegava em casa, de carro, após uma partida de futebol. Conforme o delegado de Polícia José Romaci Reis, o promotor foi alvo de emboscada.
Segundo informações em uma coletiva de imprensa na manha desta sexta-feira (18), Franz está fora de perigo e já deu alta do hospital onde foi internado.
De acordo com investigações preliminares, o promotor foi surpreendido por um homem que estava escondido em uma área de mata próximo da casa onde Franz mora.
Foram 15 tiros, e um atingiu a região do abdômen. Franz foi socorrido no Hospital Estrela, no município vizinho de Estrela. O atirador conseguiu fugir, e agora está sendo procurado pelas forças policiais.
Procurador está no município
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, está em Teutônia para acompanhar as investigações. além de Saltz, estão na cidade o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Luciano Vaccaro, e o presidente da Associação do Ministério Público, João Ricardo Santos Tavares.
Também acompanham o procurador-geral do Estado o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRS), André Dal Molin, integrantes do Gaeco, além do promotor-corregedor Elcio Resmini Meneses.
“O chefe do Ministério Público destaca o empenho dos órgãos de Segurança Pública que, imediatamente ao ocorrido, iniciaram o trabalho de investigação e buscam, incansavelmente, identificar e prender os responsáveis e descobrir as motivações. O Ministério Público do Rio Grande do Sul seguirá cobrando com veemência a resolução do fato e a responsabilização dos envolvidos”, diz nota do MPRS
Em nota, o MPRS diz que “seguirá cobrando com veemência a resolução do fato e a responsabilização dos envolvidos”.
NOTA DO MPRS
“O Ministério Público do Rio Grande do Sul vem a público informar que o promotor de Justiça Jair João Franz foi baleado na noite desta quinta, 17 de agosto, na cidade de Teutônia, no Vale do Taquari. No momento, ele está sendo atendido no hospital de Estrela. O MPRS ressalta que todos os órgãos de segurança pública do Estado estão mobilizados e acompanham o caso. Não há informações sobre a motivação do crime. O Ministério Público seguirá cobrando com veemência a resolução do fato e a responsabilização dos envolvidos“
(Com informações do MPRS)