Paralelo 29

Os partidos já têm propostas para Santa Maria?; veja como está o cenário para 2024

Foto: Guilherme Brum, SEC, PMSM

O Paralelo 29 solicitou ao menos três proposições de cada sigla ou pré-candidato

Por JOSÉ MAURO BATISTA – Paralelo 29

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais que elegerão os novos prefeitos e vereadores, o cenário da sucessão municipal, em Santa Maria, vai se desenhando aos poucos. Daqui a um ano, a campanha oficial estará nas ruas com as propostas dos candidatos. Mas hoje, além de nomes e intenções de lançar candidaturas, os partidos já têm propostas para a cidade?

O Paralelo 29 pediu três propostas aos pré-candidatos que já são conhecidos e aos partidos que já manifestaram intenção de ter chapas para a Prefeitura. A preferência era para ideias inovadoras e projetos de impacto para Santa Maria, propostas que possam ajudar a mudar os destinos da cidade.

A seguir, você confere como está o cenário pré-eleitoral em Santa Maria, um ano antes da campanha oficial, e, também, quais ideias e propostas deverão estar na propaganda eleitoral e nos discursos dos partidos que disputarão a sucessão do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).

A SITUAÇÃO NOS PARTIDOS

PSDB – PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA

O partido do prefeito Jorge Pozzobom, que está no segundo mandato consecutivo, ainda não manifestou intenção de concorrer. A tendência é que o atual governo seja representado pelo atual vice-prefeito, Rodrigo Decimo, que deverá trocar o União Brasil pelo PL. É possível que o vice saia do PSDB.

PL – PARTIDO LIBERAL

Vice-prefeito Rodrigo Decimo é apontado como pré-candidato do PL/Foto: Alex Caceres, SEC, PMSM

O PL ganhou força em Santa Maria a partir de um movimento nacional, que foi a filiação do então presidente Jair Bolsonaro para concorrer à reeleição e a entrada de integrantes do governo Pozzobom.

Em um encontro regional, no dia 5 de agosto, o PL formalizou publicamente convite para o ingresso de Rodrigo Decimo. Assim, Decimo passou a ser o nome do partido para concorrer a prefeito. A filiação de Decimo ainda não foi oficializada.

“Nós vamos ter candidatura, mas o que tem hoje são convites, não tem nada definido. Ninguém, hoje, pode falar ainda como candidato do PL”, diz o dirigente Ewerton Falk.

O PL buscará coligações com partidos da direita santa-mariense, possivelmente siglas menores que não lançarão candidatos próprios. A exceção pode ser o PSDB, mais ao centro em nível estadual.

Quanto a propostas do PL para governar Santa Maria, Falk diz que “planos de ação específicos estão sendo construídos dentro de discussões de plano de governo”.

“Agora a fase é de diagnóstico nos ambientes macro e micro”, diz o dirigente partidário, relacionando apenas algumas intenções e quais áreas o partido vai priorizar em seu plano de governo.

Ainda no rol de possíveis aliados do PL está o Republicanos, que hoje tem dois vereadores na cidade, um deles líder do governo na Câmara.

PT – PARTIDO DOS TRABALHADORES

Farret deverá ser vice de Valdeci em dobradinha de ex-prefeitos/Foto: Reprodução, Facebook

O partido governou Santa Maria por oito anos, entre 2001-2009, e pretende reapresentar o então prefeito, deputado estadual Valdeci Oliveira, como seu candidato no ano que vem.

Em uma plenária regional do PT, em 6 de agosto, com a presença do também ex-prefeito Jose Haidar Farret (União Brasil), cotado para vice, lideranças petistas discursaram dando a dobradinha como certa.

Em seu discurso, Valdeci não assumiu a pré-candidatura, afirmando que seu nome está em discussão. Afora o União Brasil, o PT já tem o PC do B como parceiro e e espera fechar uma aliança com o PSB.

O PDT também está no leque de partidos que deverão ser procurados, apesar de os trabalhistas contarem com outras possibilidades, como candidatura própria.

Apesar dos discursos da militância, o PT tem evitado “acelerar” o processo. “Ainda falta um ano e estão querendo antecipar o processo”, reclama um petista ligado a Valdeci.

Apesar da relutância inicial para antecipar propostas e não atropelar o debate, o PT enviou uma síntese do que pretende colocar em seu programa de governo.

O documento é assinado pelo presidente do partido na cidade, Sidinei Cardoso, e lista experiências dos governos anteriores e do governo Lula que deverão ser propostas.

UNIÃO BRASIL

Farret, que deixou o PP em 2016 depois de longa trajetória na legenda, disse que, apesar da idade (81 anos), está pronto “para contribuir mais uma vez com Santa Maria. Ele se filiou ao União Brasil em 7 de agosto. O partido deverá compor uma coligação como principal parceiro do PT na cidade.

Para isso, houve uma espécie de intervenção em nível local, inclusive com uma tentativa para que membros da sigla deixassem o governo Pozzobom.

O vereador Manoel Badke, Maneco, diz que pretende permanecer na sigla e tentar viabilizar seu nome para uma chapa à Prefeitura. No entanto, Badke é outro que deverá deixar o União Brasil até março do ano que vem e migrar para outra sigla de direita.

MDB – MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO

Beto Fantinel é apontado como principal nome do MDB para 2024/Foto: Reprodução, Facebook

Assim como o PT, o MDB também esteve oito anos na Prefeitura e pretende retornar. Para isso, o partido aposta suas fichas no deputado estadual Beto Fantinel, atual secretário estadual de Assistência Social.

O MDB quer se colocar como uma alternativa ao PT e ao PL, mais ao centro, mas quer siglas de direita, como o Novo e o PP em sua coligação. Inclusive, MDB e PP já estariam fechados, apesar de o Progressistas afirmar que terá candidato próprio.

“A ideia é fazer uma união desses partidos de centro contra o radicalismo, contra a obsessão filosófica”, diz Francisco Harrisson, presidente do MDB.

Em termos de propostas, o MDB preferiu citar as linhas gerais e não apresentou questões mais concretas com o mesmo argumento do PT de “não antecipar” o debate eleitoral.

“O plano de governo é elaborado a partir de discussão com a sociedade, através de discussões dos núcleos do MDB, como Diversidade, Mulher, Juventude, Trabalhista, Comunitário e Meio Ambiente. Não posso atropelar esse processo”, justificou Harrisson.

PP – PROGRESSISTAS

PP definiu que terá chapa própria, mas ainda não divulgou nome/Foto: Divulgação

O PP é mais um partido que pretende retornar à Prefeitura de Santa Maria. Ao longo das últimas décadas, o PP teve a hegemonia do campo ideológico da direita no município, elegendo prefeitos e vice-prefeitos.

Desde a gestão passada, quando rompeu com o governo Pozzobom, o PP está fora do Executivo municipal. Em reunião no último dia 15, o diretório do PP decidiu que o partido apresentará um candidato para disputar as eleições majoritárias.

O nome, no entanto, não foi revelado. Ao mesmo tempo, o PP busca costurar alianças com o Novo e conversa com o MDB. Já houve reuniões públicas e reservadas com lideranças das duas siglas.

Para se apresentar ao eleitorado, o PP elencou um conjunto de três propostas básicas. O partido pretende aproveitar pontos do programa de governo apresentado em 2020 pelo candidato, Sérgio Cechin.

PODEMOS

Vereador Tony Oliveira é o pré-candidato do Podemos/Foto: Bruno Tech, Divulgação

O Podemos é um partido recente em Santa Maria e sua maior liderança na região é o vereador Tony Oliveira. Segundo Tony, seu nome foi lançado pelo partido somente para concorrer a prefeito.

“Sou candidato a prefeito, a vice eu não vou. Se for para ser vice, vou concorrer a vereador”, diz Tony, que pretende buscar alianças, descartando, porém, siglas do governo Pozzobom e o PT.

Tony enviou uma série de propostas que, segundo ele, farão parte do seu programa de governo.

PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA – PDT

Ex-reitor Paulo Burmann preside o PDT e é o principal nome para a Prefeitura/Foto: Reprodução, Facebook

Com nova direção provisória em Santa Maria e a saída de Marcelo Bisogno, seu ex-candidato a prefeito e uma de suas lideranças locais, o PDT também quer estar presente no debate de 2024. Com outro nome.

Há décadas os trabalhistas não têm uma candidatura competitiva na cidade, quadro que os pedetistas querem reverter. O nome em evidência é o do ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Paulo Afonso Burmann, nomeado presidente do PDT local pela direção estadual.

Depois de ter sido reitor da UFSM por oito anos, Burmann se lançou a deputado federal em 2022. Agora, ele é o nome que o PDT tem na vitrine para uma eventual chapa à Prefeitura.

O partido já começou conversas, e Burmann já teve reunião com o Podemos. O PDT elencou propostas que estarão em seu programa de governo.

NOVO

Ex-deputado Riesgo foi lançado como pré-candidato do Novo/Foto: Reprodução, Facebook

Depois de abrir mão de apresentar candidato em 2020, o Novo reviu sua posição e, agora, diz que estará presente no debate eleitoral de 2024. Sua principal liderança na cidade, o ex-deputado estadual Giuseppe Riesgo, quer uma união de partidos de direita para impedir o retorno do PT e uma vitória da esquerda.

Em 10 de agosto, o Novo lançou oficialmente a pré-candidatura de Riesgo à Prefeitura, embora existam tentativas, no MDB, de ter o ex-deputado como vice de Beto Fantinel. O Novo também tem conversado bastante com o PP, pois Riesgo é amigo do vereador Pablo Pacheco, presidente da sigla.

O Novo enviou, por meio de seu pré-candidato, uma lista de propostas e ideias que deverão estar no programa de governo para Santa Maria.

AS PROPOSTAS DOS PARTIDOS

PARTIDO LIBERAL – PL

Ewerton Falk, escalado para falar sobre o assunto, disse que terá propostas mais detalhadas a partir de setembro, já que, agora, é a fase de diagnóstico dos problemas da cidade

  • Liberdade econômica com prioridade para desenvolvimento dos setores industrial e de serviços e inovação (tecnologia), que inclui, também, o turismo
  • Educação profissionalizante para suprir a mão de obra inexistente na cidade
  • Zeladoria para tornar a cidade mais limpa e atraente
  • Planejamento: administrar a cidade como uma grande empresa, onde o prefeito é o presidente, e os secretários, diretores, para atender a um mercado, que é a população
  • União da região como polo de desenvolvimento da Metade Sul
  • Conexão entre universidades, prefeitura e iniciativa privada

PARTIDO DOS TRABALHADORES – PT

O Paralelo 29 pediu três propostas, mas o partido fez uma lista maior com alguma das principais propostas, que foi enviada pelo presidente municipal, Sidinei Cardoso

  • Retomada de uma política agressiva de captação de recursos com objetivo de viabilizar projetos e investimentos nas áreas da pavimentação, geração de trabalho e renda, inovação e tecnologia, mobilidade urbana, saneamento, habitação, proteção ambiental, mudanças climáticas, inclusão social e combate a todas as formas de discriminação, entre outras.
  • Criação, a partir da parceria com o Ministério da Educação, UFSM e Instituto Federal Farroupilha, de um polo local de educação profissional e tecnológica (com objetivo de qualificar e preparar a juventude para o mercado de trabalho e combater o desemprego)
  • Ampliação e fortalecimento do Programa Estratégia de Saúde da Família e da Atenção Básica (que atuam fortemente na prevenção e consequentemente contribuem para reduzir a superlotação de unidades de saúde e hospitais que atuam pelo SUS)
  • Criação de um programa intersetorial com o objetivo de ampliar e qualificar o combate à fome e a insegurança alimentar e nutricional junto às populações mais vulneráveis, tendo como foco a parceria com demais entidades, universidades e organizações que já atuam nessa área no município, no Estado e no país
  • Transformar Santa Maria em uma Cidade Digital – com o objetivo de aprimorar a gestão pública e expandir o acesso gratuito à internet em todas as regiões locais, a partir de parcerias e da inserção da cidade em programas estaduais, nacionais e internacionais de inclusão digital

MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO – MDB

O presidente do MDB, Francisco Harrisson, disse que o plano de governo será elaborado a partir de uma discussão com a sociedade por meio dos núcleos do partido. Harrisson diz que não pode adiantar mais detalhes para “não atropelar o processo” interno. Por isso, ele elencou algumas questões genéricas

  • Gestão plena da saúde e melhoria da atenção básica
  • Agilização de alvarás para empreendimentos
  • Ações na área de infraestrutura como solução para os alagamentos

PP – PROGRESSISTAS

O partido enviou as três propostas conforme pediu o Paralelo 29. O presidente da sigla, Pablo Pacheco, disse que o PP tem mais proposições, incluindo algumas que foram apresentadas em 2020

  • Fazer concessões e parcerias público-privadas (PPPs) para espaços públicos, que busquem revitalizar, bem como manter os locais em boas condições para a população. A fiscalização das concessões e PPPs ficará a cargo do poder público
  • Programa de Zeladoria Municipal com a finalidade de manter, ao máximo, a cidade limpa, organizada e atrativa. Será um trabalho conjunto com as forças de segurança do município, para combater a depredação do patrimônio público, pichação e descarte irregular de lixo
  • Buscar o aproveitamento de áreas verdes e de terrenos de propriedade da prefeitura, que estejam em desuso e/ou abandonados, para viabilizar a criação de espaços de convivência, lazer e também para a prática esportiva em bairros e vilas da cidade. Ou seja, promover uma descentralização destes para aqueles locais que, muitas vezes, carecem de espaços com tais propósitos

PODEMOS

O Paralelo 29 pediu três propostas, mas o partido fez uma lista maior com algumas das principais propostas, que foi repassada pelo vereador Tony Oliveira, seu pré-candidato.

  • Gestão plena de saúde através de uma fundação
  • Reorganização da atenção básica
  • Cadastro Municipal dos usuários do SUS
  • Diminuir os casos de judicialização na saúde
  • Farmácia 24 Horas (Unidade Central)
  • Postão nos bairros (um em cada região) com turno estendido
  • Implementação de uma nova Usina de Asfalto com recuperação de 90% da malha viária
  • Criar Programa Barro Zero para levar asfalto a todos os bairros de Santa Maria, priorizando as vias pelas quais circula o transporte coletivo
  • Fortalecimento das subprefeituras com a criação da Secretaria do Interior
  • Escola Municipal Esportiva de Turno Integral (no contraturno os alunos terão acesso a professores especializados em várias modalidades esportivas)
  • Promover economicidade dos recursos investidos em aluguéis e mídia
  • Fortalecimento e investimento no Distrito Industrial com foco na geração de emprego e renda
  • Criar o Festival do Xis

NOVO

O partido enviou as três propostas conforme pediu o Paralelo 29. O presidente da sigla e pré-candidato, Giuseppe Riesgo, disse que o programa do Novo terá muitos eixos. Segundo ele, a lista apresentada elenca três exemplos principais do que ele pensa para a cidade

  • Melhoria na zeladoria e cuidado com a cidade – Aumentar o desenvolvimento de parcerias público-privadas para concessão e usufruto econômico dos espaços públicos. Isso dará lógica econômica e permitirá a melhoria dos espaços públicos da cidade que, sob gestão privada e através de parcerias comerciais, se qualificariam sem perder sua natureza pública junto à comunidade. Assim, espaços públicos como os parques, a Gare da estação e demais passeios públicos ficam preservados, qualificados e à disposição gratuita dos cidadãos, mesmos que sob gestão privada. Cidades como Porto Alegre e Passo Fundo já adotaram esse modelo de negócio e já experimentam uma melhoria da gestão e do uso destes espaços públicos
  • Mais oportunidades para reter talentos – Santa Maria se tornou exportadora de talentos. Não são poucas as pessoas que, anualmente, vão embora da cidade por falta de maiores oportunidades de emprego. Temos potencial de ser um polo tecnológico com alta qualificação profissional, mas seguimos perdendo nossos talentos. Temos muitas universidades e poucas oportunidades de trabalho na cidade. Um dos focos da Prefeitura deveria ser proporcionar um ambiente mais favorável para que Santa Maria se torne um destino, e não uma cidade de passagem apenas
  • Santa Maria na Rota do Desenvolvimento Econômico: Esse movimento só se sustenta se qualificarmos a estrutura e atração de investimentos para cidade. Qualificar e expandir a Sala do Empreendedor, bem como os demais mecanismos de desburocratização (Tudo Fácil – Empresas, Gabinete de Inovação, etc…) é fundamental na melhoria do ambiente de negócios e atração de novos investimentos. A parceria com órgãos de fomento e o esforço público para aumentar os investimentos em infraestrutura logística é fundamental também

PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA – PDT

O Paralelo 29 pediu três propostas, mas o partido fez uma lista maior ,com algumas das principais proposições, que foi repassada pela direção partidária

  • Estimular a educação empreendedora, criando, por meio de escolas da rede pública municipal, a cultura empreendedora e estimulando ações que envolvam as crianças e o mundo do empreendedorismo. De uma maneira transversal e respeitando as disciplinas tradicionais, essas ações acabam impactando também as famílias
  • Criar um canal permanente de diálogo com os setores produtivos para a formulação e execução de um plano municipal de desenvolvimento econômico
  • Planejar ações que facilitem o acesso ao crédito pelos pequenos negócios do município
  • Mapear as cadeias produtivas do município e região, estimulando a integração das empresas do município ao processo produtivo e gerando novas oportunidades de negócio, bem como incentivando novos empreendimentos
  • Estruturar ações de fomento e incentivo à inovação das empresas locais, o que resultará no aumento da competitividade dessas empresas, gerando crescimento e novas oportunidades
  • Criar canais para conectar compradores e fornecedores no município
  • Criar conexão entre os produtores rurais e os possíveis compradores, desde a população do município até os compradores profissionais, como restaurantes, hotéis e cozinhas industriais
  • Estimular ações de capacitação para os pequenos negócios, a fim de que os empreendedores e empresários melhorem a gestão das empresas
  • Construir parcerias com instituições para realizar ações de capacitação técnica e formação de mão de obra, de acordo com a realidade e demanda das empresas do município



Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn